Com uma atuação muito abaixo de seus padrões, Iga Swiatek, número dois do mundo e atual campeã do WTA 1000 de Madri, na Espanha, e foi surpreendentemente atropelada na semifinal nesta quinta-feira. Foto: Swiatek / Crédito: Jimmie 48 Photography/WTA
Entre em nosso canal do Whatsapp!
A polonesa foi superada com facilidade pela americana Coco Gauff, quarta colocada, por um incrível duplo 6/1 após 1h04min de duração na quadra central Manolo Santana no moderno complexo da Caja Mágica.
Este foi o 15º jogo entre as duas, a quarta vitória de Gauff, terceira consecutiva, e apenas primeira vitória dela no saibro neste que foi o sexto encontro.
Gauff vai decidir o título no sábado contra a bielorrussa Aryna Sabalenka, líder do ranking, ou a ucraniana Elina Svitolina, 17ª favorita.
Swiatek não se encontrou em quadra com muitos erros, duplas-faltas. Não parecia nem de longe a jogadora de saibro que dominou os últimos anos no piso com quatro títulos de Roland Garros e vencendo Madri, Roma e o Aberto da França, em 2024. Ela fez um game, teve chance de fazer o segundo, mas tornou e ser quebrada perdendo por 6/1.
No segundo set rapidinho Gauff abriu 5 a 0 para surpresa do público boquiaberto na quadra central sem entender o que acontecia. Swiatek esteve a dois pontos de levar um pneu na segunda etapa, mas resistiu, evitou, só que era tarde demais para uma reação. Foram 28 erros não-forçados em 14 games, ou seja, dois a cada game para polonesa.
Com o resultado, Gauff pode grudar na polonesa no ranking caso conquiste o troféu. Ela ficaria a 80 pontos atrás. Se for a vice-campeã ficará cerca de 400 pontos abaixo e com boas chances de ultrapassagem por conta do alto índice de descarte que a polonesa terá nas próximas semanas com Roma e Roland Garros.