X

Como cuidar da raquete de tênis? Confira algumas dicas

Quinta, 12 de abril 2018 às 10:33:38 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

Mesmo que você não tenha um saque tão bom como como o do Djokovic ou a classe do Roger Federer na hora dos voleios, cuidar da raquete é o primeiro passo para um bom desempenho nos treinos e nas partidas que você vier a disputar.



Rafael Nadal, por exemplo, não só cuida de suas raquetes, como também tem um ritual no momento de seus serviços: meias milimetricamente alinhadas, garrafas de água na mesma posição, ajeitada no cabelo... De acordo com o atleta espanhol, os mínimos detalhes podem fazer diferença. "Se uma parte não estiver bem encaixada, tudo pode desmoronar".  

Assim como um músico que afina seu instrumento, prestar atenção em cada detalhe desse material de jogo fará com que cada rebatida destoe o mínimo possível do que foi planejado. E mesmo que exista diferentes tamanhos e materiais distintos em sua confecção, os tenistas devem obedecer alguns padrões de recomendação no cuidado com suas raquetes.

As trocas de alguns itens podem ser feitas enquanto você assiste aquela série de TV ou enquanto espera sua partida no divertido Spin Palace carregar. O importante é não desleixar nos cuidados com sua raquete.

ARMAZENAMENTO

Apesar de não parecer muito, a maneira como a raquete é guardada pode influenciar bastante em seu desgaste e desempenho durante as partidas. É de extrema importância que ela não seja armazenada em um local muito quente ou fique exposta ao sol por um tempo muito prolongado. Até quando transportada dentro do porta-malas de um carro, por exemplo, deve-se tomar cuidado com a temperatura que pode chegar lá dentro. Um bom investimento é comprar uma raqueteira thermobag, pois ela manterá uma temperatura ideal e evitará prejuízos ao material.

OLHO NAS CORDAS

Mesmo que você não seja daqueles jogadores que quebram muito as cordas da raquete, usá-las por muito tempo compromete o desempenho, e aí chega o momento de trocar. Ao decorrer do uso, as cordas vão "relaxando" e acabam perdendo a tensão. As rebatidas acabam ficando bem mais comprometidas e o controle na devolução da bola é diminuído. A temperatura baixa também faz com que seja aumentada a tensão nas cordas e ela estoure mais cedo, por isso a importância de uma raqueteira adequada.

ATENÇÃO AO GRIP

É muito importante que o grip (cabo da raquete onde o jogador a segura) esteja em boas condições e passe conforto ao jogador. Caso esse não seja o caso, a raquete pode escapar das mãos em uma rebatida ou até causar bolhas. Apesar de não existir nenhum consenso sobre a frequência da troca do grip, elas devem ser feitas sempre que causarem desconforto ao praticante.

OS GROMMETS

Os grommets são peças que protegem o encordoamento da raquete. É devido a eles que a raquete permanece intacta quando bate no chão em uma jogada. Em caso de desgaste, é importante mudar os grommets, pois o menor impacto pode prejudicar muito a raquete. Uma dica para prolongar a vida dessas peças é colocar uma fita protetora na região.

E lembre-se: nunca jogue a raquete no chão quando perder um ponto, por mais frustrante que a situação seja; o ato pode danificar severamente o material e impossibilitar seu bom desempenho depois.  

 

banner
banner