X

Como a tecnologia transformou as partidas de tênis

Domingo, 13 de abril 2025 às 14:10:06 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

O tênis foi criado há bastante tempo. Há registros históricos que indicam que a modalidade, em seu formato moderno, passou a ser praticada a partir do século XIX, na Inglaterra. O interesse do público em acompanhar as competições deste esporte vem aumentando consideravelmente ao longo dos últimos anos. Mas nem sempre foi assim. Antes, muitas pessoas viam o tênis como uma modalidade monótona.



O cenário mudou depois que foram implementadas novas regras, assim como o uso de tecnologias. Neste texto, você fica por dentro das principais alterações. Confira!


Principais mudanças das regras
Nos últimos anos, o tênis passou por ajustes importantes que tornaram o jogo mais dinâmico e envolvente para o público.

Para o saque, por exemplo, o tenista tem o tempo de oito segundos, que começa a ser contado entre o primeiro e o segundo saque. Houve uma mudança também no intervalo entre cada ponto marcado pelos atletas. No passado, o tempo dado aos jogadores era de 25 segundos. Agora, o tempo é de 15. Os treinadores também estão autorizados a orientar os tenistas nas partidas. A interação não é permitida quando as jogadas forem executadas.
Novas tecnologias
Dá para afirmar que a implementação de tecnologias contribuiu significativamente para a popularização do tênis, corrigindo erros que passavam despercebidos pelos juízes. Entre os principais recursos usados estão:
Replay instantâneo
O sistema Hawk-Eye permite que os árbitros revisem jogadas em quadra usando múltiplas câmeras de alta velocidade, que criam imagens 3D da trajetória da bola.
Dados e estatísticas 
Técnicos e jogadores podem consultar dados em tempo real gerados por inteligência artificial, ajudando a ajustar estratégias durante a partida, exceto durante as jogadas ativas.
Raquetes inteligentes
As raquetes inteligentes permitem aos atletas avaliar melhor a sua forma de se portar em quadra. Elas identificam o melhor ponto de impacto da raquete, além da velocidade e do efeito que a bola atinge a cada lance.

Assim como o tênis, os jogos on-line também se modernizaram. Jogos como Mines trazem a emoção de desafios estratégicos em que os jogadores desvendam os quadrados em busca de recompensas.  Esta dinâmica exige a mesma precisão dos tenistas quando estão em ação dentro de quadra. No crash game, que combina sorte com estratégia, escolhas equivocadas em busca das estrelas douradas decretam imediatamente o fim da partida. Cada escolha certa aumenta o multiplicador de ganhos, mas basta um erro para perder tudo. Com prêmios que podem chegar a R$ 50.000 e jogabilidade simples, Mines conquistou espaço entre os jogos online mais estratégicos e emocionantes da atualidade.
Impacto no interesse pelo tênis
O surgimento de novos tenistas brasileiros e os jogos mais dinâmicos têm renovado o interesse pelo esporte no Brasil. A última vez que isso aconteceu em grande escala foi durante a era de Gustavo Kuerten, o Guga, tricampeão de Roland Garros em 1997, 2000 e 2001. Hoje, para acompanhar as principais competições, há três opções no Brasil. Sportv e ESPN, na televisão fechada, e Disney+, serviço de streaming, têm os direitos de transmissão da modalidade. Com os bons resultados nas quadras, o número de partidas televisionadas tende a aumentar.

teninews.com.br
br.jooble.org