X

Grand Slams adotam mesmo sistema de tie break, começando por Roland Garros

Quarta, 16 de março 2022 às 11:15:14 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

Os torneios do Grand Slam, Australian Opem, Roland Garros, Wimbledon e US Open, anunciaram a padronização do sistema de pontos e finalização do tiebreak do 5º set no masculino e 3º set no feminino. Anteriormente cada torneio tinha sua própria regra.



A partir da próxima edição de Roland Garros, todos os jogos simples e duplas masculinas, simples e duplas femininas, das chaves qualificatórias ou principais, assim que o último set chegar em 6 games iguais para os competidores, será iniciada a disputa de um tiebreak, que acaba quando um dos competidores chegar a 10.

Exemplo de placar: 6/6, disputa-se o tiebreak e encerra-se em 10/4

As regras, de acordo com os torneios, foram aprovadas pelo Comitê de Regras do Tênis, sob comando da Federação Internacional de Tênis (ITF) e realizada após uma consulta a todos os players da competição: Conselho dos Grand Slams, WTA, ATP, ITF e a comunidade internacional do esporte.

O sistema também mudou as regras nas duplas, que no Australian Open, Roland Garros e US Open tinham o 3º set definidos em um match-tiebreak e agora serão disputados em um novo set com tiebreak a 10 pontos.

Após um ano de teste e a disputa nesse sistema em todos os torneios do Grand SLam, o Comitê dos Grand Slams irá se reunir para revisar os resultados e julgar por uma definição deste sistema ou que os torneios voltem cada um a definir seus formatos.

Vale ressaltar que em todos os anos, ao menos em uma ou outra partida, os jogadores confundem a regra de um Grand Slam com o outro, em alguns casos já protagonizaram conversas com árbitros e adversários para saber "até onde competir" e já houve casos de quem comemorasse a vitória antes da hora e até saísse derrotado.

teninews.com.br
br.jooble.org