A Federação Internacional de Tênis anunciou, nesta quarta-feira, novidades para o Sand Series Finals, torneio com as oito melhores duplas do ano no Beach Tennis. Crédito: Marcello Zambrana
Entre em nosso canal do Whatsapp!
As finais do ITF Sand Series Tour de 2025 retornarão a Brasília (DF) de 29 de novembro a 6 de dezembro, oferecendo um prêmio recorde de US$ 125.000 — o maior da história do esporte.
Agora estendida de cinco para oito dias, o Finals contarão com as oito melhores equipes de duplas masculinas e femininas, determinadas pelo recém-lançado ranking de corridas finais do ITF Sand Series Tour.
Lançada para a temporada de 2025, a Corrida para Brasília marca uma mudança de qualificação individual para baseada em equipes. Este novo sistema de classificação rastreia o desempenho das equipes de duplas ao longo do ano, com pontos ganhos nos eventos BT400, Sand Series e Campeonato Mundial usando os mesmos valores das tabelas de classificação individuais. Embora os jogadores continuem recebendo pontos de classificação individuais, os resultados são agregados por equipe para identificar as duplas com melhor desempenho. As oito equipes mais bem classificadas em cada categoria se classificarão para as finais do Tour.
Retornando pelo segundo ano consecutivo após uma estreia bem-sucedida em 2024, a Finals acontecerão em duas quadras cobertas: a BNB Basketball Arena, com capacidade para 10.000 pessoas, e um local temporário secundário com capacidade para 2.000 torcedores. Localizado ao lado do icônico Estádio Mané Garrincha, estádio-sede da Copa do Mundo da FIFA 2014, o local oferece um cenário de classe mundial para jogadores e espectadores.
A competição começará com fases de grupos em sistema de todos contra todos antes de passar para as fases eliminatórias. As finais do Tour também verão a coroação da equipe número 1 do mundo que encerra a temporada.
Paralelamente ao torneio principal, acontece a estreia do torneio NextGen, um evento aberto a novos talentos entre 17 e 21 anos. Realizado durante as finais do Tour, ele destaca os talentos emergentes e apoia o comprometimento da ITF com o crescimento das bases e o desenvolvimento dos jogadores a longo prazo.
O Brasil continua liderando o caminho no tênis de praia, sediando 13 dos 19 principais eventos do calendário de tênis de praia da ITF de 2025, incluindo três torneios Sand Series e as finais do ITF Sand Series Tour no final do ano.
Jackie Nesbitt, Diretora Executiva Sênior da ITF Tours e Player Pathway, afirmou: “A ITF tem o prazer de retornar a Brasília para a segunda edição das Finais do Sand Series Tour, após um excelente evento em 2024. Estamos muito satisfeitos que as Finais do Tour de 2025 continuem a ser inovadoras e a crescer, o que se reflete no aumento de 25% na premiação em dinheiro, na expansão do número de dias permitidos para ativação de jogadores, bem como na introdução do evento por convite “New Wave” para este ano. A ITF valoriza os esforços da CBT como fantástica anfitriã de eventos e apoiadora do ITF Beach Tennis Tour e compartilha nossos agradecimentos com a Secretaria de Esportes e Lazer do Distrito Federal e os organizadores do evento pelo apoio contínuo e pela visão compartilhada para as Finais do Tour.”
Alexandre Farias, presidente da Confederação Brasileira de Tênis, afirmou: "É com grande orgulho que celebramos mais uma vez o Brasil como sede das Finais em Brasília. Nosso país tem sido um verdadeiro líder global no cenário do tênis de praia, tendo sediado três eventos da Sand Series, nove torneios BT400, a Copa do Mundo e agora, mais uma vez, as Finais do Sand Series Tour. Esta jornada fortalece nossa liderança no esporte e consolida o Brasil como a casa do tênis de praia mundial."
Renato Junqueira, Secretário de Esportes e Lazer do Distrito Federal, afirmou: "Brasília se consolida mais uma vez como referência internacional na realização de grandes eventos esportivos. Sediar as Finais do ITF Sand Series Tour reforça nosso compromisso com o esporte de alto rendimento e com a promoção do turismo esportivo. Além do impacto econômico, é uma oportunidade única para inspirar nossos jovens atletas e fortalecer o tênis de praia em todo o país."
Bruno Ferreira, Diretor do Torneio das Finais do ITF Sand Series Tour, afirmou: "Brasília passou a fazer parte do calendário mundial do tênis de praia em 2021, quando sediou o primeiro evento da Sand Series. Desde então, a cidade tem se destacado por elevar continuamente o padrão dos torneios, aprimorando todos os aspectos de sua organização. As Finais não são exceção. Este ano, além de oferecer a maior premiação em dinheiro do Tour, o torneio apresenta um novo formato que promete ainda mais emoção para os fãs e um novo nível de serviço para os atletas. Tudo isso fortalece ainda mais o papel do Brasil no crescimento global do beach tennis."