Atual campeã do WTA 1000 de Madri, na Espanha, a polonesa Iga Swiatek, vice-líder da WTA, levou um susto na abertura de seu duelo de quartas de final diante da americana Madison Keys, 5º, mas conquistou a virada e está de volta à semi.
Crédito: Jimmie 48 | WTA
Entre em nosso Canal no Whatsapp
Com a derrotada paa Keys na semifinal do Australian Open, Swiatek entrou em quadra com uma postura muito defensiva e acabou dominada na primeira etapa. A polonesa precisou então brigar por 1h45 e virar o placar em 0/6 6/3 6/2 tendo convetido três aces a quatro e vencido 63% dos pontos jogados com seu primeiro seviço contra 65% da americana.
Keys adotou seu jogo de acelerar as trocas de bola, buscar pela paralelas e devolver o saque o mais próximo da linha de base possível. A altitude de Madri e as preciptações de Swiatek lhe ajudaram a dominar na primeira etapa e confirmar o pneu em games apertados.
Na sequência da partida, Swiatek conseguiu impor sua bola mais plana também na devolução, conseguiu dominar seus games de saque e chegou a quebra de zero no 4º game, abriu 5/1 com nova quebra e sacando para a parcial viu a agressividade do jogo da americana devolver uma das quebras, mas não reagir.
No set decisivo, Swiatek manteve o mesmo jogo do set anterior conquistou quebras nos 5 e 7º games e controlou a partida.
Esta é a 11ª vitória de virada de Swiatek no saibro em 25 jogos na carreira em que perdeu o primeiro set.
O pneu (6/0) aplicado por Keys foi o quinto sofrido pela polonesa em toda a sua carreira no saibro. Além da americana, tabém aplicaram pneu em Swiatek: a romena Simona Halep (Roland Garros 2019), a porto-riquenha Monica Puig (Roland Garros 2019), a húngara Reka Juni (no ITF de Budapeste 2018 e a italiana Martina de Giuseppe (ITF de Praga 2018).
Na tentativa de voltar à final em Madri, Swiatek aguarda pela vencedora do duelo entre a americana Coco Gauff e a russa Mirra Andreeva.