Bia Haddad Maia, número 19 do mundo, vinha bem, perto da vitória de virada, mas deixou boa vantagem escapar, neste sábado, e foi eliminada na 3ª rodada do WTA 1000 de Madri, na Espanha, evento no saibro com premiação de 8 milhões de euros. Crédito: @tomistGG
Veja como foi - Entre em nosso canal do Whatsapp!
A paulistana liderava o terceiro set por 4 a 1 com duas quebras, mas levou cinco games consecutivos para ser derrotada pela suíça Belinda Bencic, 42ª colocada e ex-top 10, por 6/3 4/6 7/6 (7/2) após 3h03min de duração na quadra 4 da Caja Mágica, um dos complexos mais modernos do tênis.
Bia chegou para a partida mais aliviada após acabar com a sequência de nove derrotas seguidas que durava desde o final de janeiro no Australian Open. Ela tinha batido a americana Bernarda Pera, 81ª, em três sets.
Com o resultado a paulistana perde a terceira em quatro jogos para suíça que foi campeã olímpica em Tóquio, no Japão, em 2021. Com a defesa das quartas de final do ano passado (215 pontos), Bia deixará o grupo das 20 primeiras do mundo onde estava desde agosto do ano passado.
Bencic encara a americana Coco Gauff, 4ª do mundo, que passou pela compatriota Ann Li por 6/3 6/2.
O jogo
Bia começou firme no jogo, sacando bem e mostrando confiança nas trocas de bola. As tenistas confirmaram seus saques até o 3/3. No sétimo game, a brasileira acabou cometendo erros não forçados e sofrendo a quebra de saque. Bencic abriu 15-40, com Bia salvando um break point, mas não sustentando na segunda chance da suíça, que em seguida confirmou seu saque para abrir 5/3. No game decisivo do set, Bia chegou a salvar dois set points, mas Bencic mostrou confiança e se manteve firme nas trocas até conseguir nova quebra e fechar em 6/3.
Na segunda parcial, Bia elevou seu nível de jogo e começou melhor, quebrando a rival logo no primeiro game, de zero, e confirmando em seguida para abrir 2/0. No terceiro game, mais uma quebra para a brasileira após um game bastante disputado, em sua terceira chance de quebra, abrindo 3/0. Já no quarto game, Bencic recuperou o nível apresentado no primeiro set e a brasileira voltou a cometer erros, sendo quebrada de zero. A seguir, as tenistas confirmaram seus serviços, e no sétimo game, quando Bencic sacou em 2/4, Haddad Maia pressionou e conquistou uma nova quebra, abrindo 5/2. Mas no game seguinte, a brasileira não jogou bem e acabou sofrendo a quebra, de zero. Sacando pra fechar o set pela segunda vez, com 5/4, Bia não sentiu a pressão e conseguiu fechar após um 30-30, levando para o set decisivo.
No terceiro set a brasileira começou com tudo, distribuindo bem as bolas com Bencic irritada e reclamando da torcida. Ela abriu 3 a 0, Bencic recuperou uma das quebras, mas Haddad tornou a quebrar, fez 4 a 1. Só que a suíça foi buscar as duas quebras, a segunda com erro de smash da brasileira. O jogo ficou dramático. Bia confirmou, deixando tudo igual. A brasileira teve oportunidade no 11º game que foi muito longo e teve até queda da suíça tropeçando na quadra. O duelo foi para o tie-break e Bencic elevou o nível, abriu 5 a 1 e não deixou a vantagem escapar, fechando por 7/6 (7/2).