X

Bia Haddad consegue virada incrível contra top 10 e vai à semi em Estrasburgo

Quinta-feira, 22-05-2025 11:11
Tênis Profissional

Bia Haddad Maia, número 23 do mundo, conquistou, nesta quinta-feira, uma virada espetacular e garantiu vaga na semifinal do WTA 500 de Estrasburgo, na França, último preparatório para Roland Garros, no saibro. Crédito: Michel Grasso/Internationaux de Strasbourg



Veja como foi - Entre em nosso canal do Whatsapp!

A paulistana derrotou a americana Emma Navarro, nona do mundo, por 2 sets a 1 com parciais de 3/6 7/6 (7/3) 6/2 após 3h02min de duração na quadra central do torneio com premiação de US$ 925 mil.


Esta será a primeira semifinal no ano da brasileira e primeira desde o título em setembro passado no WTA 500 de Seul, na Coreia do Sul. É também a primeira vez que a paulistana vence três jogos seguidos em um mesmo torneio na temporada que vinha sendo abaixo das expectativas até agora. Bia soma sua sexta vitória em seu 20º duelo da temporada.


A brasileira não vencia uma top 10 desde o torneio de Madri, na Espanha, no final de abril do ano passado quando passou pela então 6ª do mundo, a grega Maia Sakkari. De quebra ela se vinga de Navarro que a havia derrotado na estreia em Stuttgart, na Alemanha, em abril, com direito a um pneu.


Nesta sexta-feira, Bia volta em busca de vaga na final contra a cazaque Elena Rybakina, 12ª colocada, que passou pela polonesa Magda Linette.


O jogo
A partida começou com as duas tenistas jogando bem, em especial na devolução. Navarro buscou angular bolas e acelerar mudando a direção dela para evitar os golpes mais agressivos de Bia e definir com paciência. Bia Hadda, po sua vez, adotou a tática de angular bolas empurrando a adversária da linha de base e buscando entrar em quadra para definição de pontos juntos à rede. Com os jogos apresentados, as tenistas se pressionaram já nos primeiros games, Bia precisou salvar dois breakpoints no segundo game e não se intimidou. A brasileira acabou quebrada no 4º game, mas ali trocou quebras com a adversária até o 6º game, onde Navarro abriu 5/2 e foi administrando, apesar da pressão da brasileira.

A virada no segundo set


Na segunda etapa, Na segunda etapa, Bia Haddad que vinha trabalhando melhor com segundo serviço no jogo, conseguiu encaixar boa sequência com primeiro serviço, ganhou confiança e passou a joga buscando fazer Navarro definir em pontos longos. Desgastada, a americana cometeu mais erros na segunda etapa, mas conseguiu resistir o ritmo que a brasileira tentou impor em seus games de saque, com devoluções mais altas e entrando em quadra para pressionar.


Bia e Navarro foram se pressionando e do quarto game em diante passaram a lidar com um adversário em comum, o vento, que ajudou a acelerar os golpes. Assim, as duas trocaram quebras entre os 5º e 6º games, seguiram se pressionando até que nos detalhes, Navarro chegou à quebra no 11º game, em uma belíssima disputa de bolas com direito a lob da americana, voleio cruzado da brasileira e forehand de dentro para fora para definir quebra. Sem se render, Bia arriscou devoluções fundas, entrou em quadra e com belíssima paralela devolveu a quebra e forçou tiebeak.


Nele, as tenistas trocaram mini-quebras nos primeiros três pontos, e Bia conseguiu encaixar foi belos primeiros serviços, tirando a confiança da rival em  arriscar devoluções, abriu 5/1 e após dupla-falta de Navarro empatou o jogo.


No terceiro set a brasileira ganhou confiança abriu duas quebras com 3 a 0, Navarro ltou, devolveu uma delas, encostou em 3 a 2. Bia confirmou seu saque e quebrou em mais um game super disputado. A paulistana não despediçou a chance e fechou o encontro.

teninews.com.br
br.jooble.org