Primeira ação do Projeto Aliança Pelo Atleta promove palestras durante a etapa de Itajaí do Circuito Infantojuvenil de Tênis. Foto: Julia Balbis / Divulgação CBT
Entre em nosso canal no WhatsApp!
O desenvolvimento de um tenista envolve diversos agentes e os pais estão entre os mais importantes. Partindo desta premissa, a Confederação Brasileira de Tênis (CBT) anunciou, nesta quinta-feira (22), o Projeto Aliança Pelo Atleta, que pretende dialogar e conscientizar os responsáveis dos futuros tenistas do país.
A iniciativa irá promover diversos canais para que os pais possam se capacitar e auxiliar da melhor forma seus filhos. O primeiro está previsto para acontecer durante a etapa de Itajaí (SC) do Circuito Nacional Infantojuvenil - Apresentado por BRB, no Itamirim Clube de Campo. Nos dias 29 de maio e 5 de junho, às 18h, a CBT realizará a palestra “Jogando junto: como apoiar seus filhos dentro e fora das quadras”, com a psicóloga Júlia Balbis. O evento será aberto ao público, principalmente aos pais de atletas.
O projeto faz parte do Programa de Desenvolvimento do Tênis Brasileiro, coordenado pelo capitão do Time Brasil BRB na BJKC, Luiz Peniza. De acordo com o treinador, a ideia é criar um ambiente que estimule os jovens atletas a se desenvolverem. “Assim como os técnicos e preparadores físicos, os pais são um mecanismo fundamental na carreira de um tenista e, por isso, precisamos atuar em conjunto”, destacou.
Para Alexandre Farias, presidente da CBT, este é o melhor caminho para que o tênis brasileiro continue evoluindo. “Para fomentar a base do nosso esporte, precisamos atuar em diversas frentes e envolver não apenas os atletas, mas todos que participam efetivamente desse processo e é o que já estamos realizando com o Programa. O nosso objetivo é capacitar ainda mais as pessoas envolvidas com o tênis juvenil para que os nossos jogadores continuem alçando voos maiores”, pontuou.
Além do Circuito Infantojuvenil, as palestras também devem acontecer durante os demais eventos juvenis da entidade ao longo do ano. A iniciativa ainda prevê um curso de seis módulos para os pais, a ser divulgado pela Confederação, e encontros online com especialistas de diferentes áreas.