X

Primeiro treinador de Alcaraz revela rusgas com família

Sexta, 02 de maio 2025 às 18:06:17 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

O espanhol Carlos Santos foi o primeiro treinador da vida de Carlos Alcaraz e esteve ao lado do prodigio entre seus 5 e 12 anos de idade. Recentemente Santos publicou um livro em que fala deste período e revela chegada de patrocínios e exigências que o afastaram



Foto: Arquivo Pessoal

Entre em nosso Canal no Whatsapp

Santos concedeu uma entrevista ao blog espanhol Punto de Break em que fala do lançamento de seu livro, intitulado "Alcaraz: O forjar de um campeão" e das repercussões que a obra já vem tendo.

O treinador conta que ao escrever o livro, antes de sua publicação editorial, fez a impressão de um exemplar e enviou para o pai de Alcaraz pedindo que lesse a obra e que lhe informasse caso quisesse que alguma história ou relato fosse retirado. Ainda segundo as palavras de Santos, Carlos Alcaraz pai o felicitou pelo livro escrito e não pediu pela retirada de nada do conteúdo.

Ainda assim, parece que Carlos Santos não gostou da recepção dada a sua obra por parte da Alcaraz e ao ser questionado se achava que tinha uma posição respeitada na trajetória do ex-pupilo negou.  

"Não, não creio. Eu explico bem esse assunto no livro, conto o real motivo pelo qual parei de treinar o Carlitos. Isso não agradou o pai dele e, a partir daí, nosso relacionamento esfriou um pouco", iniciou relatando e afirmou que com o correr dos anos voltaram a se aproximar e que o lançamento do livro voltou a os afastar. "Não sei, acho que deveria estar em uma posição diferente. No final, fiz tudo o que pude por aquela criança, a ponto de mudar minha situação pessoal e profissional", desabafa.

No livro, Santos relata que quando Carlos tinha 12 anos uma pessoa nova é incorporada à equipe e que esta pessoa faz com que ele perca parte do seu poder de decisão. Ao ser questionado sobre o tema, sem revelar nomes ele afirma: "Essa pessoa não aparece pelo que pode contribuir, mas porque traz um patrocinador. Quando ele chega ao time, ele não assume o papel de vir ajudar, mas seu pai se compromete um pouco com ele no começo, até perceber que o que ele quer ao lado do filho é um treinador (renamado), mas primeiro ele tem que controlar o patrocinador. Eu não me afasto só porque aquela pessoa vem, mas é verdade que naquele momento há uma pequena disputa sobre quem fica com o 'objeto', embora o pai tenha deixado isso claro. No final, acabei desistindo do projeto porque queria algo mais do que um aperto de mão, algo mais firme".

Santos diz que em nenhum momento se arrepende da escolha que fez, pois sentia sua posição como treinador de Carlitos ameaçada fosse pela chegada recente da pessoa em questão, de uma empresa grande como a IMG ou mesmo um treinado top disposto a lidar com o projeto. Carlos Santos trocou Alcaraz pelo projeto esportivo de uma escola, ao qual classificou como bom e seguro.

Após os anos de trabalho com Carlos Santos, Alcaraz esteve em alguns projetos até entrar para a Equelite, academia de seu treinador o ex-numero 1 do mundo Juan Carlos Ferrero, aos 14 anos. Ali, trabalhou sob demanda de Antonio Martinez sócio da academia e treinador de formação de Ferrero, da equipe até que o ex-número 1 do mundo passou a ser seu treinador em exclusividade pouco antes de completar 16 anos.

teninews.com.br
br.jooble.org