X

Fiscalização do banho para anti-doping gera polêmica

Domingo, 20 de abril 2025 às 09:25:40 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

Alguns ex-tenistas e fãs vêm criticando a divulgação da normativa da ITIA, a agência de integridade do esporte, de fiscalização do banho dos atletas antes da realização do exame anti-doping.



A regulamentação não é nova, mas só veio à tona esta semana e vem sendo criticada.

A ITIA observou que, embora tenha trabalhado para garantir que os banhos dos jogadores pudessem ser considerados um atraso, isso não era um "direito", o que significa que eles deveriam estar sob a supervisão do controlador se quisessem o fazer antes de passar pelo controle. Esta regra visa garantir que durante esse período nenhum atleta possa alterar a amostra potencial de nenhuma forma.

"Reconhecemos que alguns aspectos do processo de teste de doping são desconfortáveis. Mas, como em todos os esportes que cumprem os regulamentos da Agência Mundial Antidoping (WADA), não apenas no tênis, os jogadores notificados para testes pós-jogo são observados o tempo todo por um acompanhante antidoping até que o teste seja concluído. Esta é uma exigência do Código Mundial Antidoping."

Só que esse lembrete da ITIA gerou vários comentários críticos de fãs, que chamaram a regra de "assustadora" ou "escandalosa". Ex-jogadores, como Mark Petchey, ex-tenista britânico e agora comentarista, também consideraram isso "inaceitável".

Outras ex-jogadoras, como a ex-número um da dupla australiana Rennae Stubbs, disseram que a regra não era nova. "Sempre tivemos que tomar banho com a porta aberta. Os agentes de controle de doping estavam conosco o tempo todo enquanto saíamos da quadra; eles até nos observaram tomando banho. Não sei por que estão publicando isso agora."

teninews.com.br
br.jooble.org