X

Tênis e Saúde - Suplementos alimentares e doping

Terça, 17 de setembro 2019 às 08:35:00 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

Por Dr. GIlberto Bang - Os suplementos alimentares são usados indiscriminadamente e muitas vezes são desnecessários. A suplementação alimentar é indicada em casos específicos e deve ser feita de forma individualizada. Além dos riscos à saúde (desde simples diarreia à facilitação de ocorrência de outras doenças) pode ser a fonte de substâncias consideradas proibidas pela WADA (World Anti-doping Agency).



A avaliação da necessidade de suplementação alimentar deve ser feita após consulta com especialista (nutricionista, fisiologista, médico). Segundo Ramon Simonetti, especialista em Exercício e Ciências Esportivas e técnico da IMG Academies, a integração do trabalho do treinador e do nutricionista permite melhor avaliação do desempenho e rendimento do atleta, de sua recuperação e necessidades dietéticas. Em sua visão, a maioria dos atletas usa suplementos para recuperação muscular entre jogos e sessões de treino pela praticidade e rapidez de absorção dos nutrientes. Muitos atletas não conseguem ingerir o número de calorias suficientes somente com a dieta e para que a regeneração do tecido muscular seja mais rápida e completa o uso dos suplementos corretos ajuda a suprir tal necessidade, fundamentais para a integridade física e mental do jogador.

A ITF publicou um alerta aos atletas na semana passada sobre a relação entre os suplementos alimentares e doping. A contaminação de suplementos alimentares é comumente citada como motivo de positividade em testes antidoping, porém a responsabilidade é exclusivamente do atleta com os cuidados sobre o que ingere. A WADA não tem controle e nem faz testes em suplementos alimentares para dar aval ao uso dos mesmos. Por aqui, a ANVISA (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) publicou regulamentação sobre suplementos alimentares, em julho de 2018, visando melhoria na qualidade e segurança dos mesmos.

 

Informações complementares:

ANVISA: https://bit.ly/2kD2gBT

WADA: https://bit.ly/2lSiiIa

ITF: https://bit.ly/2lXkeis

banner
banner