O italiano Fabio Fognini, ex-top 10 e atual 107º da ATP, viveu um dia atípico na chave do Masters 1000 de Roma, onde foi homenageado já que está se despedindo das quadras de tênis aos 37 anos e ainda teve o jogo interrompido para o anúncio do novo Papa.
Crédito: Internazionali BNL d'Italia
Entre em nosso Canal no Whatsapp
Leia mais
Papa Leão XIV é fã de tênis e considera-se um 'bom tenista'
Convidado da organização, Fognini encarou o britânico Jacob Fearnley e acabou superado em 6/2 6/3 após 1h20 de duelo tendo convertido o mesmo número de aces do britânico, um, cometido 25 erros não-forçados a 22 e disparado 11 bolas vencedoras a 13 de Fearnley, que encara na próxima rodada o italiano Matteo Berrettini.
O jogo envolto de emoção e homenagem do público a Fognini passou por uma interrupção, rápida para o anúncio do novo Papa. Fognini e Fearnley entraram em quadra já sabendo que a fumaça branca havia sido solta pela chaminé da Basílica de São Pedro, entretanto, a organização do torneio de tênis decidiu anunciar a escolha apenas quando o nome do Papa fosse divulgado, o que demorou pouco menos de 1h a acontecer.
Durante o aquecimento, Fognini questionou o árbitro do jogo, o francês Renaud Lichtenstein, que lhe respondeu: "Eles me disseram que farão o anúncio durante o aquecimento, mas só farão o anúncio se souberem quem é".
O anúncio foi feito no telão da quadra Central quando Fognini já havia levado a virada no primeiro set para 5/2, após abrir 2/0. No telão a imagem do Papa Leão XIV e seu nome. Entre o público, alguma comemoração e surpresa.
O jogo seguiu e Fognini acabou derrotado. Após a derrota, ele foi homenageado pela organização do Masters de Roma, onde jogou em 19 oportunidades e na chave principal somou 16 vitórias e 18 derrotas, tendo como melhor resultado quartas de final em 2018 quando foi superado por Rafael Nadal.
Apesar de não ter definido publicamente quando será seu último torneio, o italiano já tem falado sobre aposentadoria.