Depois de esperar um dia por conta da chuva para jogar a semi e ter que entrar em quadra coberto devido ao mau tempo em Santos, o tenista da Tennis Route, do Rio de Janeiro, Thiago Monteiro, garantiu vaga na decisão do torneio challenger com premiação de US$ 40 mil mais hospedagem.
O cearense de Fortaleza travou duro encontro, mas derrotou o argentino Máximo Gonzalez, 146º e oitavo favorito, por 7/6 (9/7) 7/5 após 2h16min de duração.
O encontro foi apertado e sem quebras no primeiro set, cada um perdendo seis chances de quebra. Monteiro abriu a 3 no tie-break, mas só fechou na quarta chance.
Na segunda etapa o brasileiro salvou um break no 2/1 e foi mantendo o serviço até ir pra cima no 11º game e sacar bem para definir.
Com a final ele vai ao 87º lugar e na pior das hipóteses ficaria com o 88º se garantindo pela primeira vez no top 90 e caso conquiste o troféu será o 80º e o novo número 1 do país seis pontos a frente de Thomaz Bellucci.
A final será jogada ainda neste domingo contra o argentino Renzo Olivo, 120º, que bateu Agustin Velotti por 6/4 5/7 6/1 após 2h34min.