A 29ª edição do Circuito Mundial de Tênis Juvenil será realizada entre amanhã, dia 26, e 03 de outubro, no Londrina Country Club, em Londrina (PR), com a participação de 242 tenistas. As disputas serão realizadas nas categorias 14, 16 e 18 anos, no masculino e feminino, em simples e duplas.
Entre Sábado e Domingo, acontecem as disputas do qualifying. Na segunda-feira tem início as chaves principais das três categorias.
Dezesseis países estarão representados na competição, um dos cinco maiores eventos internacionais desta categoria realizados no País. As nações com tenistas na disputa são Brasil, Argentina, Paraguai, Peru, Equador, Bolívia, Colômbia, Venezuela, Canadá, Estados Unidos, França, Polônia, Rússia, Grã-Bretanha, Suíça e Portugal.
Na categoria 18 anos, a principal do torneio, que tem status de grupo 3 da Federação Internacional de Tênis (ITF, na sigla em inglês), os tenistas lutarão por pontos no ranking mundial. Na disputa entre os homens, as chaves de qualifying e principal serão compostas por 32 tenistas. Entre as mulheres, as duas chaves terão 16 tenistas.
“O torneio chega em 2015 a sua 29ª edição internacional. Por Londrina, tradicionalmente, passam grandes promessas do tênis”, ressalta José Guilherme Danelon, da Tebet Danelon, uma das organizadoras da competição. “O Orlando Luz foi vice-campeão em 2013, com 15 anos, estando acima do número 200 no ranking mundial. No ano seguinte, ele já era no número 1 do mundo”, acrescenta Danelon.
Ele lembra que entre alguns grandes nomes que atuaram na competição em sua história estãoGustavo Kuerten, Thomaz Bellucci, os argentinos Guillermo Coria e David Nalbandian e o chileno Fernando González.
FAVORITOS
Na disputa masculina da categoria 18 anos, os brasileiros tentarão desbancar o favoritismo do argentino Genaro Olivieri, cabeça de chave número 1 e que nesta semana aparece na posição 154 do ranking mundial juvenil. O segundo favorito é Felipe Meligeni, sobrinho do ex-tenista Fernando Meligeni e 169 do mundo.
Entre as mulheres, a melhor ranqueada é a paraguaia Lara Escauriza, 109 do ranking mundial. Porém, existe uma grande expectativa em torno do desempenho de duas francesas: Emmanuelle Girand (229) e Emma Lene (364). A melhor brasileira no ranking, entre as inscritas, é a mineira Giovanna Caputo, que ocupa a 522ª colocação.
“Os tenistas da categoria 18 anos, que participam da chave principal, recebem hospedagem e alimentação da organização”, observa José Guilherme Danelon, lembrando que a chave feminina teve o tamanho reduzido neste ano. “O nível, certamente, estará ainda mais forte. Também deixamos de realizar as categorias 10 e 12 anos. O torneio cresceu muito, são muitos jogos e estava difícil contemplar todas as categorias durante a semana”, completa o organizador.
Nas categorias 14 e 16 anos, os pontos adquiridos valerão para os rankings brasileiro e sul-americano (Cosat).
O Circuito Mundial de Tênis Juvenil é organizado pela Tebet Danelon e Londrina Country Club, e oficializado pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT) e Federação Paranaense de Tênis (FPT).