X

Swiatek treina pesado em Roland Garros tentando espantar má fase

Quinta-feira, 15-05-2025 09:53
Tênis Profissional

Tetracampeã de Roland Garros (2020, 2022 a 2024), a polonesa Iga Swiatek é a primeira tenista entre as melhores do mundo a treinar na Philippe Chatrier em preparação para a próxima edição do Slam parisiense. Crédito: Jimmie48



Entre em nosso Canal no Whatsapp

A ex-número 1 do mundo busca nas quadras onde foi melhor sucedida em sua carreira até aqui, se recuperar tanto a termos de resultados em quadra quanto psicologicamente para competição.

Iga Swiatek tem tido problemas de confiança desde a gira norte-americana no piso rápido em agosto de 2024 e pareceu encarar momentos mais difíceis ao fim da temporada quando testou positivo em teste antidoping, pegou três semanas de suspensão provisória e um mês de punição, voltando a tempo da disputa do WTA Finals, mas não em forma para recuperar o posto de número 1 perdida para a bielorrussa Aryna Sabalenka em outubro passado.

Swiatek ainda contou com o rompimento com seu treinador de longa data, Tomasz Wiktorowski, no fim de setembro de 2024 surpreendendo o mundo do tênis e anunciando cerca de 15 dias depois a chegada do consagrado Wim Fissette ao comando de sua equipe.

A chegada de Fissette não melhorou a moral da polonesa, que não joga uma final de torneio em nível WTA desde a última edição de Roland Garros. Seu melhor resultado na temporada 2025 foi a semifinal do Australian Open, de lá para cá fez semi ainda em Doha (Qatar) e nos WTA 1000 de Indian Wells e Madri.

Apesar das quatro semifinais na temporada, Swiatek está longe da performance de primeiro semestre em 2024 onde levantou os títulos de Doha, Indian Wells, Madri e Roma, antes de vencer em Paris. A não defesa testes títulos rendeu uma queda brusca da polonesa no ranking, mesmo não tendo saído do posto de vice-líder da WTA, Swiatek está a 5 mil pontos de distância de Sabalenka e tem a americana Coco Gauff 'na sua cola' numa distância de 170 pontos, podendo ser superada no ranking já nesta edição de Roland Garros.

Para além da não defensa dos pontos, Swiatek tem demonstrado muitas emoções em quadra e se fustrado com maior facilidade que nas temporadas passadas. Em seu país, especialistas pedem a saída de sua psicóloga Daria Abramowicz, ao mesmo tempo que parte da imprensa associa a vulnerabilidade emocional da polonesa a questões pessoais, em abril a tenista perdeu o avô de quem era próxima e ao que consta vinha lutando contra uma doença.

Swiatek treinou forte na manhã desta quinta-feira acompanhada de Fissette:

teninews.com.br
br.jooble.org