Número dois do mundo e tricampeã do WTA 1000 de Roma, na Itália, Iga Swiatek foi eliminada, neste sábado, na terceira rodada do torneio no saibro com premiação de 6 milhões de euros. Foto: Swiatek em Roma / Crédito: Jimmie 48 Photography/WTA
Entre em nosso canal do Whatsapp!
Swiatek foi superada pela americana Danielle Collins, ex-top 10 e atual 35ª colocada, por 2 sets a 0 com parciais de 6/1 7/5 após 1h44min de duração na quadra central do Foro Itálico. Este foi o nono jogo entre elas e a segunda vitória de Collins que impõe mais uma frustração para Iga.
Swiatek veio de acachapante derrota na semifinal do WTa 1000 de Madri, na Espanha, para Coco Gauff e até se falou na imprensa polonesa que sua equipe havia decidido por uma pausa depois de Roland Garros. Ela negou na chegada no torneio de Roma, mas confirmou que havia ido dias antes do torneio espanhol ao funeral de seu avô.
A polonesa foi totalmente dominada no primeiro set diante dos potentes golpes de Danielle, mas cometendo muitos erros (foram 22 no encontro). No segundo equilíbrio, mas Collins pressionou no décimo game, teve match-point bem salvo por Swiatek. Só que no 12º set a americana consegui ua quebra e o triunfo.
A queda no ranking
A derrota representa a queda no ranking para Swiatek. Com 1000 pontos a defender ela só somará 65, perderá 935 e vai descer para o quarto lugar da WTA deixando Coco Gauff e Jessica Pegula, duas americanas, brilgando pela vice-liderança no torneio italiano.
A última vez de Iga fora do top 3 foi em março de 2022.