Campeão do Masters de Roma em 2023, o russo Daniil Medvedev, ex-numero 1 do mundo e atual 11º, estreou com boa vitória na chave do torneio diante do ex-top 10 e atual 91º, o britânico Cameron Norrie. Tsitsipas e Musetti estreiam bem.
De volta ao complexo do Foro Italico onde conquistou seu último título no circuito há dois anos, Medvedev contou com apoio do público e após 1h33 para fechar o placar em 6/4 6/2 tendo convertido os quatro aces do jogo e disparado 18 bolas vencedoras contra 14 do britânico, que cometeu 28 erros não-forçados a 22 do russo.
Em busca de vaga nas oitavas de final, Medvedev encara o australiano Alexei Popyrin, 25º, que venceu o espanhol Carlos Taberner, 139º, com placar de 6/1 7/6 (7-4).
Russo e australiano já se enfrentaram quatro vezes no circuito profissional e Medvedev levou a melhor em três destes encontros. Esta será a primeira vez deles se enfrentando no saibro.
Musetti mantém embalo. Tsitsipas vence
Vindo do vice-campeonato em Monte Carlo e semifinal em Madri, o italiano Lorenzo Musetti, nono do mundo, teve uma estreia tranquila em Roma diante do finlandês Otto Virtanen, 130º, e contando com apoio de uma apaixonada torcida precisou de 1h30 para fechar o placar em 6/3 6/2 tendo convertido o mesmo número de aces do ival, um, e disparado 15 bolas vencedoras a 7 de Virtanen, que cometeu 35 erros não-forçados a 22.
Musetti encara na próxima rodada o americano Brandon Nakashima, 29º, que não precisou entrar em quadra já que o australiano Jordan Thompson desistiu do torneio com lesão.
No circuito profissional, italiano e americano já se enfrentaram duas vezes e cada tenista venceu um dos duelos.
Já o grego Stefanos Tsitsipas, 19º, conquistou uma sólida vitória diante do francês vice-campeão do Rio Open, Alexandre Muller, 39º, após 1h39 com placar 6/2 7/6(7-3) tendo convertido oito aces contra dois de Muller, que cometeu 20 erros não-forçados contra 24 de Tsitsipas, que disparou 29 bolas vencedoras a sete de Muller.
Em busca de vaga nas oitavas, Tsitsipas encara outro francês, Arthur Fils, 14º, que vem de sólida vitória sobre o holandês Tallon Griekspoor em um duplo 6/2.
Tsitsipas e Fils se enfrentaram três vezes no circuito profissional e o francês levou a melhor em todos os encontros.