A chilena Alexa Guarachi fez história para o tênis do seu país e da América do Sul ao se garantir na semifinal de duplas feminina em Roland Garros jogando ao lado da norte-americana Desirae Krawczyk. Guarachi é a primeira chilena a chegar à semi de um Slam.
Alexa Guarachi e Desirae Krawczyk, cabeças de chave 14 na disputa de duplas, precisaram de 1h01 para superar as sétimas favoritas, a dupla japonesa de Shuko Aoyama e Ena Shibahara. pelo placar de 6/0 6/4 tendo convertido o único ace da partida e vencido 68% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 56% de aproveitamento das japonesas, algozes da brasileira Luisa Stefani na competição, que cometeram as três duplas-faltas do jogo.
Com a ida à semifinal, Guarachi se tornou a primeira mulher da história do tênis chileno a alcançar a semifinal de um torneio do Grand Slam. Ela é também a primeira de seu país na semi de um Grand Slam em 11 anos, quando Fernando González fez semifinal também em Roland garros, mas na chave de simples.
Alexa Guarachi é a primeira sul-americana em 9 anos a chegar à semifinal de um Grand Slam. A última havia sido a argentina Gisela Dulko, que também nas duplas femininas chegou à semi no Australia Open 2011, do qual foi campeã.