Número 1 do mundo, Novak Djokovic celebrou sua conquista desta segunda-feira no Masters 1000 de Roma, na Itália, ao bater o argentino Diego Schwartzman, 15º colocado, por 7/5 6/3 para garantir o pentacampeonato e o recorde com 36 Masters na carreira.
O sérvio esteve abaixo 3/0 e duas quebras no primeiro set, mas se recuperou. Em análise após a partida ele descreveu a semana como desafiadora: "Foi uma grande semana. Muito desafiadora. Não acho que joguei meu melhor tênis ao longo da semana, mas achei meu melhor tênis quando precisava nos momentos mais decisivos hoje, ontem e praticamente em todos os jogos", disse o sérvio.
"Isso definitivamente me faz ficar muito satisfeito e orgulhoso de como consegui engatar a quinta marcha quando mais precisava. Não podia pedir por um torneio melhor aqui em Roma. Outro grande título e estou muito satisfeito", concluiu Djokovic que venceu o torneio também em 2008, 2011, 2014 e 2015.
"Ele jogou bem nas condições pesadas no começo. Teve fantásticas vitórias contra o Nadal e Shapovalov, partidas muito longas. Crédito para ele pelo fenomenal torneio e desejo o melhor no restante do ano".