O espanhol Rafael Nadal, atual número 1 do mundo, garantiu sua vaga na semifinal do US Open após uma atuação impecável diante do jovem russo Andrey Rublev, a qual teve parciais de 6/1 6/2 6/2.
Leia Mais:
Seria especial enfrentar o Federer aqui, afirma Nadal
Em um duelo inédito, o espanhol levou a melhor e garantiu sua vaga na semifinal pela primeira vez desde 2013, ano em que conquistou seu segundo título no US Open. Seu próximo adversário será definido ainda nesta quarta e sairá do duelo entre Roger Federer e Juan Martin Del Potro.
Neste estágio do torneio, o suíço e espanhol estão em uma disputa direta pela liderança do ranking. Caso Federer seja derrotado nas quartas de final, o espanhol seguirá como líder do ranking. Caso o suíço vença, a disputa será direta na semifinal, onde o vencedor será o número 1 do mundo.
O espanhol começou tomando o controle da partida e conquistando a quebra de saque já no segundo game. Em seguida o russo devolveu a quebra sofrida e conquistou seu único no game na parcial. Nadal voltou a ter o controle da partida e converteu mais duas quebras, liquidando a parcial em 6/1.
Com a derrota no primeiro set Rublev começou a se soltar mais na partida, mas o bom momento do russo não foi suficiente. Elevando seu nível de forma incrível, o espanhol quebrou o saque do russo no quinto e no sétimo games da parcial, sacando em seguida para fechar em 6/2.
No terceiro e último set, Nadal abriu com uma quebra já no primeiro game e seguiu pressionando todos os games de saque do russo. Com uma dupla falta, o russo cedeu uma quebra no quinto game do set, permitindo que o espanhol abrisse vantagem de 4/1. Em seguida o espanhol administrou a vantagem e sacou para fechar em 6/2.