Campeão do US Open 2009, o argentino Juan Martín Del Potro, 28º do ranking da ATP, conquistou uma das maiores viradas da sua carreira ao jogar gripado, sair de dois sets a zero e salvando dois match-points contra o austríaco Dominic Thiem, oitavo.
Leia Mais:
Delpo se emociona: 'Lembrarei pra vida toda deste jogo'
O argentino precisou de 3h37 para fechar a partida em 1/6 2/6 6/1 7/6 (1) 6/4 tendo disparado nove aces contra cinco de Thiem, que cometeu 53 erros não-forçados contra 59 de Del Potro, que disparou 31 bolas vencedoras contra 51 do austríaco.
A partida começou com Del Potro apático, em virtude da gripe. Sem conseguir ser agressivo como de costume, tentou colocar a bola em quadra e contar com erros do austríaco, que foi sólido, abriu 5/0 no placar com quebras no segundo e quarto game e administrou a vantagem.
A segunda etapa foi praticamente uma repetição do primeiro. Delpo, que tinha pedido atendimento médico no terceiro game do primeiro set, tomou um medicamento na virada de sets, mas seguiu abaixo, foi quebrado no primeiro game e no terceiro, viu o austríaco abrir 4/0 e na sequência, administrou a vantagem diante da melhoria do argentino.
Na terceira etapa a partida mudou completamente de cenário, o argentino passou a conseguir ser um pouco mais agressivo em seus games de saque, converteu suas primeiras bolas vencedoras da partida e contou com uma baixa de Thiem para abrir 3/0 com quebra no segundo game e administrar. A partida seguiu com o Delpo atuando melhor, conquistando quebra no sexto game e fechando a disputa.
A partida seguiu e o quarto set foi ainda mais equilibrado. Del Potro conquistou a quebra no terceiro game firme com forehand, Thiem forçou trocas cruzadas para devolver quebra na sequência. A disputa seguiu e Delpo voltou a ser quebrado no sexto game e viu o austríaco sacar para a partida, devolveu a quebra e seguiu sólido. No décimo segundo game, Delpo salvou dois match-points com dois aces, levou a disputa para o tiebreak, onde dominou.
No quinto set, a disputa foi ainda mais equilibrada, Thiem saiu de 0-40 no sexto game, equilibrou a disputa, mas acabou quebrado no décimo game, após salvar um match-point e lutar muito.
Nas quartas de final seu rival será Roger Federer pela 22ª vez na carreira onde venceu cinco, uma final do US Open em 2009. São duas vitórias de Roger nos últimos dois jogos.