Mesmo sem estar jogando o circuito de duplas com sua parceira, Bethanie Mattek Sands, que sofreu uma lesão grave no joelho em Wimbledon, a tcheca Lucie Safarova segue no circuito ao lado da compatriota Barbora Strycova e nesta semana somou pontos que a colocam no topo do ranking mundial.
Terceira favoritas na chave no WTA Premier de Cincinnati, Safarova/Strycova venceu a parceria formada pelas australianas Ashleigh Barty e Casey Dellacqua em 6/3 7/6 (4), se garantiram na semifinal da competição e de quebra Safarova somou pontos para assumir pela primeira vez na carreira o número 1 do mundo nas duplas.
Safarova será a 35ª tenista a liderar o ranking de duplas e a quarta tcheca, após Helena Sukova, Jana Novotna e Kveta Peschke.
Em simples, Safarova, que é ex-top 7, é a atual 36ª do mundo.
Lucie Safarova pode fazer uma dobradinha com a compatriota Karolina Pliskova na WTA. Atual número 1 do mundo em simples, Pliskova ainda luta com Simona Halep pela liderança da WTA na próxima semana.
Caso mantenha-se no topo do ranking de simples, Pliskova e Safarova conquistarão um feito inédito ara seu país, que terá pela primeira vez, duas tenistas no topo de cada um dos rankings da WTA.