Com uma enorme atuação, a jovem dupla de Gustavo Russo, de 21 anos, e Daniel Mola, de 20, eliminou a dupla com o campeão do mundo, o italiano Mattia Spoto, e garantiu vaga na semifinal do Marina Rio Club Open, o primeiro evento internacional realizado no estado de Goiás, na cidade de Itumbiara (GO).
Fotos: Allan Oliveira de verde e Thales Santos de preto e laranja / Crédito: Marcos Luciani
A competição é do calibre BT 200 com premiação de US$ 15 mil, realizado no Marina Rio Club. O evento conta com 500 atletas de 12 países e tem a organização da Dizplay Eventos, contando com a parceria da da Prefeitura de Itumbiara, da Câmara Municipal da cidade, da Unimed, Criosolar, Maquigeral e DropShot.
Russo, 18º do mundo, e Mola, 16º colocado, superaram Spoto, segundo do ranking mundial, e o também italiano Doriano Beccaccioli, sétimo colocado, por 7/6 (7/5) 6/3 na quadra central lotada. Esta é a primeira vez que a dupla joga junta em um torneio internacional. Eles irão disputar os Jogos Mundiais de Praia, o ANOC, em Bali, na Indonésia, em agosto, defendendo o Brasil.
"Tive algumas dificuldades no saque, mas tentamos compensar com outros golpes e na comunicação com o Daniel. Estamos construindo uma dupla agora após a convocação para a Seleção do capitão Alex Mingozzi, batemos um pouco de cabeça, mas estamos indo na base da comunicação", disse Russo, baseado em Sorocaba (SP): "Eles são grandes jogadores, ídolos do esporte. Estou muito feliz com a vitória, agradecer a parceria com o Gustavo, estamos evoluindo no torneio e vamos seguir", apontou Mola.
Na semifinal eles vão enfrentar o irmão de Gustavo, Hugo Russo, e Gabriel Santos, que derrotaram os cabeças de chave 4, o letão Maksimilians Andersons e o francês Mathieu Guegano por 7/6 (11/9) 4/6 10/8 em uma batalha na quadra 1: "Jogamos contra uma das melhores duplas do mundo e onde queremos estar, esse jogo que queremos ganhar, que queremos estar. Pra mim esse tipo de jogo é sempre definido no detalhe, queria ressaltar meu parceiro por se manter firme e me manter firme junto , foi gigante. Estou muito feliz, é uma conquista pessoal e em dupla, será importante para ganharmos confiança", disse Hugo.
Gabriel Santos ressaltou a semifinal entre amigos e família: "Semifinal caseira, pois as duplas se conhecem, será um jogo muito estratégico, de mental, espero que a gente vença". Hugo apontou como prevê o encontro com o irmão: "Estava torcendo muito pelo Gustavo, queria cruzar contra ele , é meu irmão, estou muito feliz pelo Dani Mola também, teremos um Russo na final, estou muito feliz de enfrentá-lo, mas dentro de quadra é deixar isso de lado e os dois vão querer ganhar".
A outra semi terá mais três brasileiros. Os santistas Allan Oliveira e Thales Santos, cabeças de chave 3, superaram a dupla dos italianos Diego Bolletinari e Marco Faccini, sétima melhor dupla do evento, de virada por 5/7 6/2 10/7 e vão enfrentar a parceria do paulista Leonardo Branco e do francês Theo Irigaray que desbancou as zebras Felipe Loch e Matheus Belo, algozes dos principais favoritos Antomi Ramos e André Baran. Eles marcaram 6/3 6/4.
A dupla de Allan e Thales chegou a liderar o primeiro set por 5/3, deixou escapar, mas conseguiram a virada: "Foi um jogo muito difícil, as duas duplas queriam ganhar muito, torneio importante, então essas coisas acontecem, um erro pra cá, outro para lá, mas conseguimos manter a calma e vencemos o segundo set e o super tie-break", disse Thales, tricampeão mundial pelo Brasil. Allan analisou a semifinal: "Com certeza mais um jogo duro , correria. É entrar focado. Vamos conversar sobre esse jogo, ajustar o que precisa ser ajustado o mais rápido possível. Vamos jogar feliz, alegre, desfrutar esse momento . Vamos pra cima", destacou.
No feminino as italianas dominam as semifinais com uma presença brasileira, de Lorena Melo, jogando ao lado de Giulia Trippa salvando match-points para bater Joana Cortez e Raquel Iotte por 6/4 2/6 11/9. Elas encaram as favoritas Flaminia Daina e Nicole Nobile. A outra semi será entre as cabeças de chave 2, Sofia Cimatti e a espanhola Eva Palos, que enfrentam as também italianas Veronica Casadei e Greta Giusti.
As semis estão programadas para às 11h no feminino e 13h no masculino e as finais marcadas para 15h no feminino e 17h no masculino com transmissão do canal PlayBT no Youtube.
O evento conta com 500 atletas de 12 países no profissional e ainda há a disputa em paralelo do torneio amador nas categorias A, B, C e D e também dos veteranos no masculino e feminino.
Resultados deste Sábado:
Masculino - Quartas de Final
Daniel MOLA (BRA) / Gustavo RUSSO (BRA) [6] 7/6 (5) 6/3 Doriano BECCACCIOLI (ITA) [2] / Mattia SPOTO (ITA)
Allan OLIVEIRA (BRA) / Thales SANTOS (BRA) [3] 5/7 6/2 10/7 Diego BOLLETTINARI (ITA) [7] / Marco FACCINI (ITA)
Hugo RUSSO (BRA) / Gabriel SANTOS (BRA) [8] 7/6 (9) 4/6 10/8 Maksimilians Niklass ANDERSONS (LAT) [4] / Mathieu GUEGANO (FRA)
Leonardo BRANCO (BRA) [5] / Theo IRIGARAY (FRA) 6/3 6/4 Matheus BELO (BRA) / Felipe LOCH (BRA)
Feminino - Quartas de Final
Flaminia DAINA (ITA) / Nicole NOBILE (ITA) [1] 6/1 6/2 Eri HOMMA (JPN) [6] / Erina OTSUKA (JPN)
Sofia CIMATTI (ITA) [2] / Eva FERNANDEZ PALOS (ESP) 6/1 6/3 Eva D'ELIA (ITA) / Veronica VISANI (ITA) [8]
Veronica CASADEI (ITA) [3] / Greta GIUSTI (ITA) 6/0 6/2 Fernanda FIRMO (BRA) / Flavia MUNIZ (BRA) [7]
Lorena MELO (BRA) [5] / Giulia TRIPPA (ITA) 6/4 2/6 11/9 Joana CORTEZ (BRA) / Raquel IOTTE (BRA) [4]
Masculino - Oitavas de Final
Doriano BECCACCIOLI (ITA) [2] / Mattia SPOTO (ITA) 7/6 (5) 6/2 Douglas COLANI / Raphael Borges (BRA)
Allan OLIVEIRA (BRA) / Thales SANTOS (BRA) [3] 6/4 6/3 Rodrigo SCHAEFER (BRA) / Antonio Vitor TREMURA (BRA)
Maksimilians Niklass ANDERSONS (LAT) [4] / Mathieu GUEGANO (FRA) 6/4 7/5 Nata PORTE (BRA) / Daniel SCHMITT (BRA)
Leonardo BRANCO (BRA) [5] / Theo IRIGARAY (FRA) 6/1 6/3 Matheus COELHO (BRA) / Gustavo RIBEIRO (BRA)
Matheus BELO (BRA) / Felipe LOCH (BRA) 6/4 7/6 (6) Vinicius CHAPARRO (BRA) / Felipe ROMAN (BRA)
Daniel MOLA (BRA) / Gustavo RUSSO (BRA) [6] 6/1 6/4 Caio BURJAILI (BRA) / Lucas CHERIONE (BRA)
Diego BOLLETTINARI (ITA) [7] / Marco FACCINI (ITA) 6/1 6/3 Elias GIOLO (BRA) / Lorenzo CARAZO (BRA)
Hugo PARONETTO RUSSO (BRA) / Gabriel SANTOS (BRA) [8] 6/4 6/0 Gabriel FORNARI DE CAMARGO (BRA) / Joao Pedro GUERINO (BRA)
Feminino - Oitavas de Final
Flaminia DAINA (ITA) / Nicole NOBILE (ITA) [1] 6/2 6/1 Fernanda FARIA (BRA) / Gabriela KLINK (BRA) 6/3 6/2
Sofia CIMATTI (ITA) [2] / Eva FERNANDEZ PALOS (ESP) 6/3 6/2 Amanda HELMINSKY (BRA) / Leticia SHIROZAKI CUNHA (BRA)
Veronica CASADEI (ITA) [3] / Greta GIUSTI (ITA) 6/4 6/2 Isabela FERRARI GARRIDO (BRA) / Natalia FONT (BRA)
Joana CORTEZ (BRA) / Raquel IOTTE (BRA) [4] 7/6 (3) 6/3 Maria Giulia COLTRO SORCI (BRA) / Julia GONCALVES (BRA)
Eri Homma / Erina Otsuka (JPN) [6] 6/4 6/1 Manuella DE TOMMASO (BRA) / Brenda RIQUE (BRA)
Lorena MELO (BRA) [5] / Giulia TRIPPA (ITA) 6/1 1/6 10/8 Graziele DA MATA SILVA (BRA) / Mariana PERACINI (BRA)
Fernanda FIRMO (BRA) / Flavia MUNIZ (BRA) [7] 6/1 6/1 Manuela CINTRA ARCHETI (BRA) / Marina OHNO (BRA)
Eva D'ELIA (ITA) / Veronica VISANI (ITA) [8] 5/7 6/4 10/3 Daniela BOZKO (BRA) / Ana Carolina COSTA PREISNER (BRA)
Programação deste Domingo - 3/07
Quadra Central
11h - Flaminia DAINA (ITA) / Nicole NOBILE (ITA) [1] x Lorena MELO (BRA) [5] / Giulia TRIPPA (ITA)
13h - Allan OLIVEIRA (BRA) / Thales SANTOS (BRA) [3] x Leonardo BRANCO (BRA) [5] / Theo IRIGARAY (FRA)
15h - Final Feminina
17h - Final Masculina
Quadra 1
11h - Sofia CIMATTI (ITA) [2] / Eva FERNANDEZ PALOS (ESP) x Veronica CASADEI (ITA) [3] / Greta GIUSTI (ITA)
13h - Daniel MOLA (BRA) / Gustavo RUSSO (BRA) [6] x Hugo RUSSO (BRA) / Gabriel SANTOS (BRA) [8]
O Marina Rio Club Open conta com a parceria da Prefeitura de Itumbiara, da Câmara Municipal da cidade, Criosolar, Maquigeral, DropShot e da Unimed. A competição é uma realização da Dizplay Eventos e tem a chancela da Federação Internacional de Tênis, da Confederação Brasileira de Tênis e da Federação Goiana de Tênis.