Jannik Sinner, número 1 do mundo, levou um baita susto no primeiro set, mas se recuperou para garantir vaga inédita na final do Masters 1000 de Roma, na Itália, evento sobre o saibro com premiação de 8 milhões de euros. Crédito: Peter Staples/ATP
Veja como foi - Entre em nosso canal do Whatsapp!
Sinner passou pelo americano Tommy Paul, 12º colocado, por 2 sets a 1 de virada com parciais de 1/6 6/0 6/3 após 1h43min de duração na lotada quadra central do Foro Itálico.
Ele vai decidir pela primeira vez o tradicional torneio em casa e logo em seu torneio de volta após três meses suspenso por conta de doping em acordo feito com a WADA, a agência mundial antidoping.
Sinner, que joga apenas o segundo torneio do ano, emplaca sua 12ª vitória consecutiva. Ele foi campeão do Australian Open e vai buscar, no domingo, às 12h, o título na maior rivalidade da atualidade contra Carlos Alcaraz, terceiro do mundo, que passou pelo italiano Lorenzo Musetti, 9º, por 6/3 7/6 (7/4).
São dez jogos de ATP entre os dois com seis vitórias do espanhol. Eles disputaram outro jogo em um challenger com triunfo de Carlitos. No saibro será apenas o terceiro jogo, cada um venceu um duelo.
O jogo - Primeiro set todo de Paul
O duelo começou com Paul trabalhando com saque colocado e buscando movimentar o italiano na linha de base para acelerar a bola em mudanças de direção. A tática deu certo e também foi aplicada nos games de devolução, pressionando Sinner a jogar mais pontos em seus games de saque e o impedindo de entrar em quadra. Assim, o americano induziu o rival a alguns erros e abriu 5/0 com quebras nos 2º e 4º games. Sinner furou a possibilidade de pneu trabalhando com saque aberto e Paul sacou com confiança para a parcial.
Sinner faz nove games seguidos e se recupera
Com um set abaixo no placar, Sinner conseguiu manter a calma e voltou para o jogo com melhor tempo de devolução de saque do americano, buscando se manter no meio da quadra para antecipar os redirecionamentos das bolas d o americano, que diante da melhoria do italiano, passou a cometer mais erros. Sinner abiu rapidamente 2/0 e precisou salvar dois breakpoints na sequência para seguir se impondo. Sacando com mais confiança e arriscando mais os aces, Sinner conseguiu levar Paul aos erros também de devolução e minando sua confiança, pressionou nos momentos importantes para quebrar seu saque nos 2º,4º e 6º games empatando o duelo.
Foram nove games seguidos até o 3 a 0 do terceiro set. Jannik passou a dar leves mancadas sentindo algo na posterior da coxa. Foi quebrado vendo Paul sacar em 2/3, mas tornou a jogar o seu melhor, pressionou, fez 5 a 2, teve um 15/40 para fechar o jogo, mas Paul salvou, ganhou sobrevida só que Sinner encerrou o duelo no serviço.