O inglês Jack Draper, quinto da ATP, segue com sua campanha inédita em Roland Garros e venceu uma batalha de 3h11 diante do veterano francês Gael Monfils, 42º, e encara o carioca João Fonseca por vaga nas oitavas de final. Crédito: FFT
Entre em nosso Canal no Whatsapp
O britânico que nunca havia vencido uma partida em Roland Garros até essa edição, encarou 3h11 de batalha para fechar o placar em 6/3 4/6 6/3 7/5 tendo convertido cinco aces conta oito de Monfils, que cometeu sete duplas-faltas a quatro e disparou 45 bolas vencedoras a 59 de Draper.
Vindo de sua primeira temporada no saibro com bons resultados e tendo sido vica-campeão em Madri, Draper abriu o jogo pressionando o saque do veterano francês, que chegou a partida de segunda rodada já desgastado, após aplicar uma épica virada no boliviano Hugo Dellien.
Aos 38 anos, Monfils abriu fazendo belos pontos, mas salvando breakpoint no primeiro game e acabou quebrado já no terceiro. Confiante ao trabalhar no fundo de quadra e buscando encurtar ao máximo as disputas, Draper sacou firme para abrir 3/1 e ir administrando. Ao ver Monfils trabalhar com segundo serviço, o inglês pressionou e chegou a quebra que fechou a primeira etapa.
No segundo set, os tenistas entraram sacando muito bem. Foram confirmando sem sustos, até que Monfils conseguiu executar uma belíssima passada e na sequência um belo voleio para chegar ao beakpoint no 5º game em erro do britânico. Monfils seguiu jogando solto, arriscando, levantando o público e abriu 5/2 em nova quebra. Sacando para o set, o francês abusou um pouco da sorte, cometeu erros e Draper não perdoou devolvendo uma das quebras. Assim, Monfils precisou sacar mais uma vez para empatar a partida.
Pouco afim de jogar pontos longos, Draper seguiu buscando definir sempre que possível e com isso chegou a cometer em todos o jogo 43 erros não-forçados a 46 do francês, mas foi efetivo em pressionar e abriu rapidamente 3/0 com quebra no 2º game do terceiro set. Incansavel, Monfils seguiu apresentando todo seu arsenal de golpes, devovleu a quebra no 5 game, mas com escolhas ruins no game seguinte acabou quebrado mais uma vez pelo sólido forehand do britânico que abriu 5/2 e administrou.
O início do quato set foir marcado pelo desgaste físico de Monfils, que batalhou por 10 minutos, salvou quatro breakpoints, confirmou e levantou o público na Philippe Chartrier. Monfils seguiu acreditando e buscando variar a direção da bola, fez belas bolas na linha para confirmar quebra no 6º game. Na sequência, o veterano foi pressionado, salvou cinco breakpoints em game de sete igualdades e buscou pressionar o britânico, que seguiu firme no saque e na devolução, devolvendo a quebra no 9º game em backhand pra fora de Monfils, que chegou a ter setpoint no saque de Draper no game seguinte, mas voltou a cometer erro, após belos pontos junto à rede.
Cansado fisicamente, lutando cada vez que as trocas se alongaram, Monfils seguiu resistindo, batalhou por seis minutos em um dos melhores games do jogo, salvou breakpoint, mas acabou falhando com backhand, voltou a ser quebrado no 11º game e viu o britânico sacar para o jogo. Monfils ainda conseguiu aplicar uma belíssima devolução