João Fonseca, número 65 do mundo e jovem de 18 anos, jogou muito tênis nesta terça-feira para conquistar sua primeira vitória em Roland Garros, o Grand Slam no saibro onde fez sua estreia. Crédito: Philippe Montigny / FFT
Veja como foi - Entre em nosso canal do Whatsapp!
O carioca arrasou o polonês Hubert Hurkacz, 28º do mundo e cabeça de chave 30, por 3 sets a 0 com parciais de 6/2 6/4 6/2 após 1h40min de duração na lotada quadra 7 do complexo em Paris, na França.
Fonseca fez sua primeira partida como profissional no torneio onde tinha jogado duas outras vezes como juvenil em 2022 e 2023 e emplaca sua segunda vitória em um torneio de Grand Slam. Ele havia vencido no Australian Open contra o russo Andrey Rublev, 9º do mundo, e perdido na segunda fase para o italiano Lorenzo Sonego em batalha de cinco sets.
Com a vitória ele se torna o quarto mais jovem brasileiro a vencer um jogo no Aberto da França. Ele apaga as últimas três partidas onde vinha de atuações abaixo e derrotas em Roma, Estoril e na segunda fase em Madri.
Na segunda rodada eçe terá que encarar a barulhenta torcida francesa pois enfrenta Pierre Herbert, ex-top 40 e atual 147º, que passou em cinco sets sobre Benjamin Bonzi após 3h27min de duração. A partida ocorre na quinta-feira, ainda sem horário definido.
O jogo
Fonseca imprimiu um ritmo forte na direita desde o começo não deixando o rival respirar. Hurkacz vinha de final de 3h05min no último sábado contra Novak Djokovic na final do ATP 250 de Genebra, na Suíça, e quartas de final no Masters 1000 de Roma, na Itália, aidna tendo oito títulos no currículo.
O brasileiro já quebrou cedo, ampliou o placar para 5 a 1 e sem dificuldades fechou por 6/2 diante da torcida que se aglomerou até nas escadas e no alto da quadra central Philippe Chatrier, que fica ao lado da quadra 7 que estava desde cedo lotada.
No segundo set a quebra também foi nos primeiros games e o domínio e condução do brasileiro impressionante para fazer 6/4 sem muita resistência do europeu.
No terceiro set o carioca também abriu com uma quebra, fez 5 a 1, teve três match-points, Huebrt resistiu, confirmou game longo, mas o brasileiro sacou bem para a vitória a seguir.
Fonseca terminou o jogo com 36 bolas vencedoras e 15 erros não-forçados. Hurkacz finalizou com 29 bolas vencedoras e 15 equívocos.