O Brasil encerrou sua participação no Campeonato Sul-Americano de 14 anos com lugar garantido no pódio e vaga assegurada no Mundial da categoria, que será disputado em Prostejov, na República Tcheca. Crédito: Divulgação
Entre em nosso canal do Whatsapp!
A equipe feminina terminou a competição com o vice-campeonato, após uma final emocionante contra a Colômbia, enquanto a equipe masculina superou a Bolívia na disputa pelo terceiro lugar.
A decisão do título feminino foi marcada por equilíbrio e jogos de alto nível técnico. Flávia Cherobim abriu o confronto com uma grande vitória sobre Gabriela Baena, por 6/3 3/6 6/2, colocando o Brasil em vantagem. Na sequência, Eduarda Gomes enfrentou Laura Villamil Arias, que empatou o duelo ao vencer por 6/0 6/2. A decisão foi para as duplas, onde Gabriela Bettoni e Eduarda Gomes foram superadas por Sara Lozano Avellaneda e Laura Villamil Arias, por 7/6(5) 6/4, em uma partida disputadíssima.
“Sabíamos que seria um duelo dificílimo. As meninas jogaram em alto nível e a decisão foi definida nos detalhes. Foi um confronto digno de final. Saímos de cabeça erguida, depois de uma semana incrível, quase perfeita. Agora é focar no Mundial em Prostejov. As meninas estão de parabéns”, destacou Ivan Cressoni, capitão da equipe feminina.
Na disputa pelo terceiro lugar, valendo também a classificação para o Mundial, a equipe masculina enfrentou a Bolívia e venceu por 2 a 1. Pedro Nastrini abriu o confronto com uma sólida vitória sobre Sebastian Chang, por 6/3 6/1. Em seguida, Miguel Ferraz fez um jogo equilibrado, mas acabou superado por Matias Rivero Villena, por 6/4 4/6 6/4. Nas duplas, Nastrini e Ferraz reagiram após perder o primeiro set para Chang e Rivero e fecharam a partida em 3/6 6/4 10-3.
“Foi um confronto muito duro, decidido somente na dupla. O desafio foi manter o foco após a desvantagem no primeiro set, mas os meninos reagiram muito bem e foram superiores no super-tiebreak. Agora é avaliar essa semana e já começar o planejamento para o Mundial”, afirmou Jean Linke, capitão da equipe masculina.
Resultados deste sábado (17):
Feminino - Final
Time Brasil BRB 1 x 2 Colômbia
Flávia Cherobim (BRA) d. Gabriela Baena (COL) – 6/3 3/6 6/2
Laura Villamil Arias (COL) d. Eduarda Gomes (BRA) – 6/0 6/2
Sara Lozano Avellaneda/Laura Villamil Arias (COL) d. Gabriela Bettoni/Eduarda Gomes (BRA) – 7/6(5) 6/4
Masculino – Decisão de 3º lugar
Time Brasil BRB 2 x 1 Bolívia
Pedro Nastrini (BRA) d. Sebastian Chang (BOL) – 6/3 6/1
Matias Rivero Villena (BOL) d. Miguel Ferraz (BRA) – 6/4 4/6 6/4
Pedro Nastrini/Miguel Ferraz (BRA) d. Sebastian Chang/Matias Rivero Villena (BOL) – 3/6 6/4 10-3