X

Saretta faz reflexão sobre ansiedade de tenistas brasileiros

Quarta-feira, 07-05-2025 09:19
Tênis Profissional

Flavio Saretta, ex-top 50 do mundo, com vitória sobre Gustavo Kuerten e oitavas de final em Roland Garros, usou suas redes sociais para fazer uma importante reflexão sobre ansiedade.



Entre em nosso canal do Whatsapp!

"Li uma pesquisa que 10% dos brasileiros sofrem com algum tipo de ansiedade e diz esse estudo que o Brasil é o país mais ansioso do mundo. Isso é assustador e ao mesmo tempo quem é brasileiro sabe os motivos e a gente consegue entender um pouco dessa ansiedade, mas vejo poucas pessoas falando disso e tentando se cuidar ou previnir ou se adaptar a isso, saber lidar com essa ansiedade", começou dizendo Saretta.

"No tênis é absurdo o número de tenistas que tenho visto com essa ansiedade que você quer que as coisas aconteçam muito rápido, que os resultados aconteçam muito rápido. Não querer passar por um processo que 100% desses processos doem, você sofre, você tem que abrir mão de muita coisa, sair da sua zona de conforto, aceitar muita coisa, engolir muita coisa. O interessante disso é que o processo é sempre mais curto do que você vai viver quando você passar por ele. Você tem esse processo que para alguns podem durar até alguns anos ou meses. Cada um tem o período de processo que é um aprendizado. Mas esse período depois do que você vai usufruir dessa experiência e casca que você conquistou, o período é muito maior do que esse processo que dói. Quando a gewnte está disposto a passar por esse processo e eu brinco 'temos que gostar de sofrer', abra mão do que te atrapalha para tua prioridade, seu principal objetivo. Você quer jogar tênis ? Então tudo o que fizer na tua vida, se o tênis for a prioridade é preciso sempre pensar no tênis. Você sabe que passará por esse processo, mas que vai viver momentos incríveis lá na frente e usufruindo pelo deserto que você passou. É mais ou menos isso. E a ansiedade entra muito nisso pois eu quero que meu processo seja rápido, não quero sofrer tanto. Quando esse processo bate na porta que eu preciso virar homem ou mulher, preciso encarar, fica aquele negócio de querer que passe rápido e aí bate a ansiedade pois quero ganhar logo, fazer ponto, quero ser campeão, mas eu não posso chorar, só quero rir. E não é assim. Curta o seu processo", disse Saretta.


teninews.com.br
br.jooble.org