O italiano Matteo Berrettini, ex-top 6 e atual 50º da ATP, teve uma estreia dura na chave do ATP 250 de Kitzbühel, na Áustria, diante do russo Pavel Kotov, 62º, e encara o chileno Alejandro Tabillo. Atual vice, Dominic Thiem perdeu na estreia.
Vindo do título em Gstaad, na Suíça, Berrettini precisou de 2h17 para fechar o placar em 7/6 (8-6) 7/6 (7-5) tendo convertido sete aces contra seis de Kotov, que venceu 71% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 86% de aproveitamento do italiano.
Berrettini abriu a partida sendo quebrado, viu o russo abrir 2/0, mas lutou e devolveu a quebra no 8º game e levou a disputa para o tiebeak, no qual a mini-quebra no 14º ponto definiu o primeiro set. Na segunda etapa, o jogo seguiu duro e sem quebra a definição se deu em um novo tiebreak.
Na segunda rodada, Berrettini encara o cabeça de chave dois do torneio, o chileno Alejandro Tabillo.
Fechando a programação do dia, o favorito local Dominic Thiem, ex-top 3 da ATP e atual 138º, tentou iniciar a defesa do vice-campeonato alcançado em 2023, mas pouco fez diante do argentino Thiago Tirante, 101º, e após 1h12 acabou derrotado com placar de 6/2 6/4 tendo disparado quatro aces a sete e venceu 72% dos pontos jogados com seu primeiro serviço contra 82% de aproveitamento de Tirante.
Na segunda rodada, Tirante encara o compatriota Sebastian Baez, atual campeão do torneio e principal favorito.
Com a derrota desta terça-feira, Dominic Thiem deverá sair da lista entre os 200 melhores do mundo. Vale destacar que o tenista anunciou que está disputando a última temporada de sua carreira e fará sua despedida em outubro, durante a disputa do ATP 500 de Viena, também na Áustria.