O norte-americano Taylor Fritz, 12º da ATP, não deixou barato o que encarou como 'provocação' por parte do francês Arthur Rinderknech, 76º, a quem venceu na segunda rodada de Wimbledon em 6/3 6/4 3/6 6/4. Kyrgios adorou a situação.
O desentendimento entre os dois tenistas começou há um mês, quando se enfrentaram também pela segunda rodada de Roland Garros, e o americano levou a melhor em 2/6 6/4 6/3 6/4, mas reclamou da torcida francesa na entrevista coletiva e mandou beijos e gritou "Eu amo vocês" em quadra ironizando o público local.
Na ocasião, Rinderknech falou à rádio RMT e afirmou que era entendível que o público apoiasse tenistas da casa contra qualquer rival.
Logo após passar da primeira rodada em Londres com vitória sobre o veterano Kei Nishikori, Rinderknech falou ao jornal francês L'Equipe e foi aí que a confusão aumentou. O francês declarou: "Meu amigo Taylor (sorri)! O clima vai ser mais calmo e ele vai chorar um pouco menos dessa vez, eu acho. Ele havia choramingado um pouco quando disse que havia um pouco de barulho demais para ele. Não tenho nada contra ele, mas se ele esperava que o público francês lhe desse beijos entre pontos, ele estava em um lugar ruim. Ele me venceu, parabéns para ele"
O australiano Nick Kyrgios, conhecido por suas polêmicas no circuito e que está se recuperando de lesão, foi às redes sociais para apoiar a situação toda: "É disso que o tênis precisa", escreveu ele.
This is what the sport needs 👀👀👀👀✈️✈️✈️✈️✈️✈️✈️ @Taylor_Fritz97 cheeky…… https://t.co/aRnoplJ1m0
— Nicholas Kyrgios (@NickKyrgios) July 5, 2024
Na entrevista coletiva, como não poderia deixar de ser, o norte-americano foi questionado sobe o ocorrido em relação às falas do francês: "Sim, normalmente não estou ciente dessas coisas, mas é difícil não perceber quando alguém se esforça para atirar um dardo em você. Foi difícil não ver porque todo mundo estava me marcando, eles faziam questão de que eu visse. Assim que vi, a partida basicamente acabou", decretou.
Ao ser perguntado sobre o que pensou da situação e o que havia dito em quadra, Fritz declarou: "É algo que me dá um motivação extra, obviamente. Sou uma pessoa muito calma. Eu não faço nada que possa incomodar ninguém, então quando alguém faz isso eu não aceito. Isso me deu força extra para vencer. Quando apertamos as mãos on-line, eu disse: 'Tenha um bom voo para casa'. Ele me perguntou o que eu tinha dito e eu repeti para ele. Ele respondeu que ainda estava competindo em duplas e eu lhe dei os parabéns, que bom para ele. Ele começou a perguntar por que era assim. Eu disse a ele que ele sabia o que havia dito. Não me desrespeite antes do jogo e depois espere que seja legal. Não é assim que funciona".
Vale destaca que em 2022 em entrevista ao meio argentino Clay Tennis, Fritz declarou que para atrair os fãs mais jovens o circuito precisava de 'drama' e que ele estava pronto a atuar desta maneira.
Foto: AELTC/Edward Whitaker