X
Maio 16, 2025

Árbitro que expulsou Djokovic do US Open é suspenso por abuso de poder

Quinta-feira, 03-02-2022 11:30
Tênis Profissional

O chefe de arbitragem Soeren Friemel, que ficou conhecido por ter decidido pela expulsão do sérvio Novak Djokovic na chave do US Open 2020 após o tenista ter acertado uma bolada em uma árbitra de linha (foto), foi suspenso por abuso de poder em outras atividades.



A suspensão de Friemel nada tem a ver com o processo disciplinar contra Djokovic, mas sim com o fato dele ter tentado 'coagir' um árbitro mais novo e seu subordinado, em diferentes oportunidades.

A história foi revelada pelo jornal britânico The Telegraph, que conta que Friemel entrou em suspensão voluntária em 19 de junho de 2021, após esse árbitro levar a conhecimento das autoridades de arbitragem da Federação Internacional de Tênis (ITF) suas ações.

“A denúncia foi que Soeren fez comentários e convites inapropriados a um indivíduo”, disse um porta voz da ITF ao jornal britânico. Após as denúncias que apontavam quatro situações diferentes, uma investigação independente foi aberta e diversas testemunhas foram ouvidas. Os casos ocorreram entre 2011 e 2015 e envolviam a mesma vítima, um árbitro homem e mais jovem que Friemel, que tem pouco mais de 50 anos, de acordo com a ITF.

Soeren Friemel é chefe de arbitragem da ITF desde 2014 e a investigação independente apurou que ele violou três cláusulas do Código de Conduta da ITF, sendo diretamente três parágrafos do Artigo 13, que aponta: "Os funcionários não devem se envolver em conduta injusta, antiprofissional, criminosa ou antiética” – e ainda violou o Artigo 14: “Os funcionários não devem abusar de sua posição de autoridade ou controle, e não devem comprometer a bem-estar psicológico, físico ou emocional de outros oficiais, jogadores ou funcionários do torneio”.

A investigação determinou uma suspensão de 12 meses para Friemel, que será retrocedida a suspensão voluntária. Desta forma, o chefe de arbitragem de Grand Slam poderá retornar aos trabalhos em 18 de junho.

Uma possível atuação em Wimbledon não está definida, aponta o The Telegraph, já que o torneio escolhe quem trabalha na competição e sempre dá preferência para quem atuou em edições recentes, Friemel não trabalhou na edição 2021 do Slam londrino.

Soeren Friemel é um árbitro 'medalha de ouro', o mais alto escalão da arbitragem mundial do tênis. Seu posto na ITF o faz desempenhar um papel influente na decisão de quais árbitros receberão promoções e nomeações. 

teninews.com.br
br.jooble.org