O sueco ex-número 1 do mundo, Mats Wilander, comentou suas expectativas para a disputa de Wimbledon 2026 que começa na próxima semana. Ele comentava na Eurosports o sorteio das chaves quando surpreendeu parte do público ao falar do favoritismo na chave masculina.
“Não acho que Jannik Sinner seja o favorito absoluto na grama de Wimbledon. Alguém como Novak Djokovic sabe exatamente como jogar nessa superfície, e acredito que essa seja a melhor chance dele conquistar seu 25º título de Grand Slam. Para um jogador como Djokovic, há menos adversários capazes de vencê-lo na grama, pois ela exige experiência — é preciso tempo de jogo nela”, opinou.
O sueco vê outros jogadores com possibilidade de brilhar na grama londrina: “Embora eu espere que os grandes nomes avancem, ao olharmos para o grupo logo abaixo no ranking — como Taylor Fritz ou Ben Shelton, por exemplo —, acredito que há uma chance maior de surpresas na grama em comparação com outras superfícies”.
Para Wilander, que tem no currículo 6 títulos do Grand Slam, o fato de Sinner não ter jogado nenhum torneio na grama pode atrapalhá-lo na defesa do título: “Para um jogador como Jannik Sinner, que não disputou nenhuma partida preparatória, as duas ou três primeiras rodadas são muito perigosas; nunca se sabe exatamente como será o desempenho inicial em um Grand Slam. Dito isso, assim que ele supera a primeira semana, torna-se um favorito ainda mais forte do que era no início do torneio. No fim das contas, os melhores jogadores do mundo sabem treinar de forma eficaz e simular condições de jogo nos treinos — então, embora sintam aquele nervosismo, a situação ainda envolve riscos. Entrar em um Grand Slam sem ter disputado uma única partida naquela superfície é perigoso. Para colocar em perspectiva: imagine ir a Roland Garros sem ter jogado uma única partida no saibro — todos diriam: ‘Nossa, isso é extremamente arriscado; a preparação é péssima'. No entanto, por algum motivo, não costumamos falar sobre isso quando se trata da grama. Acho que Novak, Jannik e Zverev estão vulneráveis na primeira rodada — e talvez na segunda —, mas, uma vez que superam esse obstáculo inicial, tornam-se praticamente imbatíveis”.
Para ele, Djokovic está na fase de curtir o circuito: “Ele fica mais relaxado fora das quadras. Acho que sente menos pressão, mesmo enquanto busca seu 25º título do Grand Slam. Ele também se sente mais relaxado em quadra — afinal, o que poderia dar errado? Ele teve uma carreira incrível; é o maior jogador de todos os tempos — provavelmente considerando tanto o tênis masculino quanto o feminino, pelo menos se analisarmos as estatísticas. Portanto, por algum motivo, ele estará mais relaxado”.
Wilander ainda pontuou que em grandes jogos, Djokovic cresce e que não há pressa para o sérvio de 39 anos, pois em sua visão, é totalmente possível que ele vença o US Open deste ano também.









