X

Há 20 anos Roger Federer assumia, pela 1ª vez, o Nº1 do mundo

Sexta-feira, 02-02-2024 14:08

Link Curto:

Tênis Profissional

Por Ariane Ferreira - Há exatos 20 anos o suíço Roger Federer assumia pela primeira vez na carreira o posto de número 1 do mundo. A conquista se deu após uma virada diante do espanhol Feliciano López, então 32° da ATP, na final do ATP de Dubai.



Federer abriu a temporada 2004 já como vice-líder da ATP e em seu primeiro toneio do ano, o Australian Open, foi campeão com uma campanha das quartas até a final com vitórias sobre o australiano Lleyton Hewitt (11º), o argentino David Nalbandian (8º), o espanhol Juan Carlos Ferrero (3º) e o russo Marat Safin, dos quais três eram ex-números 1 e estavam entre os 11 melhores do mundo.

De Melbourne, Federer jogou e venceu os dois duelos pela Copa Davis contra a Romênia, fez quartas de final em Rotterdã e seguiu para Dubai. Ali, venceu Safin, o espanhol Tommy Robredo (30º), o romeno Andrei Pavel (53º), o finlandês Jakko Nieminem (34º) e Lopez (32º).

A grande final em Dubai começou tensa com a possibilidade do suíço assumir o posto que até então era do norte-americano Andy Roddick. A disputa começou melhor para o espanhol trabalhando melhor na rede, mas com os dois tenistas sacando com muita agressividade, a partida se resolveu em 1h35 com placar de 4/6 6/1 6/2.

O confonto marcou a terceira vitória de Federer sobre López. Em 20 anos de circuito, os tenistas se enfentaram 13 vezes e o suíço levou a melhor em todos os confrontos.

Com a final jogada em 01 de fevereiro de 2004, Federer assumiu oficialmente o posto na segunda-feira e ali permaneceu até 17 de agosto de 2008 quando foi desbancado pelo primeira vez do topo do ranking. Naquela ocasião o número 1 foi assumido pelo espanhol Rafael Nadal.

Federer teve a mais longeva liderança do ranking com 237 semanas consecutivas. Ao todo foram 310 semanas como número 1 do mundo, o que faz o suíço o segundo maior líder da história atrás apenas de Novak Djokovic com 400 semanas.

teninews.com.br
br.jooble.org