Dois dias após conquistar o número 1 ao fim da temporada pela segunda vez na carreira e tornar-se o segundo espanhol a ter tal feito, Carlos Alcaraz busca em Tuim (Itália) diante de Jannik Sinner um feito que nem Rafael Nadal conseguiu.
Número 1 do mundo ao fim das temporadas 2022 e 2025, Alcaraz está um pouco distante do recorde de Nadal que foi o de fechar o ano como o melhor do mundo em cinco oportunidades, mas a uma partida de conquistar um título que Rafa Nadal não tem, o ATP Finals.
Nadal disputou a grande final do ATP Finals em duas oportunidades, 2010 e 2013, e as perdeu, respectivamente, para o suíço Roger Federer e o sérvio Novak Djokovic. O Finals é o único grande título do tênis que Nadal não conquistou.
Porém, Nadal não foi o único espanhol a ir a uma final de Finals. Antes dele, David Ferrer perdeu a final em 2007 para Federer. O treinador de Alcaraz, Juan Carlos Ferrero também jogou uma final de Finals, 2002, que perdeu para o australiano Lleyton Hewitt.
Apenas dois espanhóis foram campeões do Finals, Manuel Orantes em 1976 e Alex Corretja em 1998. Corretja venceu o compatriota Carlos Moyá, na única final totalmente espanhola do torneio que reúne os oito melhores do ano.
Alcaraz, portanto, tenta ser o terceiro espanhol e o primeiro em 27 anos a conquistar o título do ATP Finals. Para isso encara seu maior rival, o italiano Jannik Sinner.









