O espanhol Carlos Alcaraz conquistou novo feito inédito na carreira e disputará pela primeira vez a grande decisão do ATP Finals de Turim (Itália), após vencer o canadense Félix Auger-Aliassime, oitavo do mundo, e encara o italiano Jannik Sinner.
Alcaraz precisou de 1h24 para fechar o placar em 6/2 6/4, tendo convertido cinco aces a seis de Aliassime, que cometeu 19 erros não-forçados a 10 do espanhol, que disparou 25 bolas vencedoras a 15 do canadense.
Na grande final do ATP Finals, algo inédito na sua carreira, Carlos Alcaraz encara seu maior rival, o italiano Jannik Sinner, que vem de vitória sobre o australiano Alex de Minaur. Este será o 16º confronto entre o espanhol e o italiano,o sexto apenas em 2025.
No confronto direto, Alcaraz leva a melhor com 10 vitórias. Em 2025, os dois tenistas se encontraram apenas em finais. Alcaraz venceu os Masters de Roma e o Canadá, Roland Garros e o US Open. Sinner levou a melhor apenas na decisão de Wimbledon.
O jogo
Jogando com muita confiança em seu saque e trabalhando com devoluções buscando tirar o canadense da linha de base. Alcaraz pressionou desde o início da partida. Aliassime precisou sair de um 0-40 já no segundo game da partida e confirmou. Os dois foram vencendo pontos nos games de saque um do outro e o espanhol chegou à quebra no quarto game, ao fazer drop-shot na linha e definir em voleio no reflexo. Aliassime tentou resistir, venceu o primeiro game de zero na partida sacando com muita eficiência no sexto game, viu Alcaraz devolver na mesma moeda e arriscar bolas cruzadas para conquistar nova quebra fechando o primeiro set.
A segunda etapa começou muito equilibrada e com os dois tenistas fazendo boas jogadas tanto nas devoluções quanto em segundas bolas após potentes saques e foram assim, se pressionando e vencendo pontos no saque um do outro, porém, sem a presença de breakpoints.
Em busca de feito
Esta é a primeira vez que o espanhol chega à final do ATP Finals. Ele é o sexto espanhol a chegar à final do ATP Finals e tenta repetir o feito de Manuel Orantes, campeão do Finals em 1976, e Alex Corretja campeão em 1998. Coretja venceu o compatriota Carlos Moyá.
Alcaraz é o primeiro espanhol em 12 anos a fazer final no Finals. O último ibérico a jogar pelo título do Finals foi Rafael Nadal, que em 2013 perdeu para Novak Djokovic. Nadal também perdeu o Finals de 2010 para o suíço Roger Federer, que derrotou outro espanhol em uma decisão do Finals, foi David Ferrer em 2007. O treinador de Alcaraz, o ex-número 1 Juan Carlos Ferrero jogou e perdeu a decisão do torneio que reúne os melhores da temporada em 2002 para o australiano Lleyton Hewitt.









