O ex-top 3 e atual 201º da ATP, o suíço Stan Wawrinka, contou a imprensa de seu país que não receberá um convite para a chave principal do Masters de Toronto, no Canadá, e voltará à disputa de um quali após 12 anos.
Dono de três títulos do Grand Slam e semifinalista do Masters canadense em 2016, Wawrinka contou ao site 20 minutes que já definiu seu calendário para se preparar para a disputa do último Grand Slam da temporada, o US Open, e iniciará sua preparação jogando com convite no ATP 500 de Washington, nos Estados Unidos.
Na sequência, o suíço se encaminha para ao quali de Toronto, onde fará sua primeira participação no quali de um torneio em 13 anos. Curiosamente a última vez que Wawrinka disputou um quali foi no Masters 1000 do Canadá, em 2005, na edição realizada na cidade de Montreal. Ali, Stan perdeu para o britânico Greg Rusedski em três sets.
Campeão do US Open 2016, Wawrinka tem tido dificuldades de retornar ao circuito recuperado de uma cirurgia no joelho.
O atleta aguarda respostas sobre pedidos de convites que fez à Federação Norte-americana de Tênis (USTA) para as disputas do Masters 1000 de Cincinnati e o próprio US Open.
"Não é fácil ganhar um convite. E eu não considero isso como uma obrigação [dar-he o convite por resultados passados]. Depois de Washington, eu sei que não terei um convite em Toronto. Para Cincinnati e o US Open nós ainda estamos esperando a resposta. Não me importo de jogar o qualificatório no Canadá. De qualquer maneira, preciso ganhar jogos. Quero jogar esses três torneios para tentar chegar em plena forma para o US Open", declarou ao 20 minutes.