Depois de ampliar a parceria com a Federação Francesa de Tênis durante Roland Garros, com o lançamento do Amateur Series by Peugeot, a Confederação Brasileira de Tênis assinou um convênio técnico com a Federação Portuguesa de Tênis, nesta quarta-feira, em Londres.
O acordo foi assinado pelo presidente da CBT, Rafael Westrupp, e pelo presidente da FPT, Vasco Costa, que ficou empolgado pela parceria da CBT com a FFT. "A parceria surgiu depois de uma conversa entre eu e o presidente da Federação Portuguesa de Tênis, em Roland Garros. A parceria entre a CBT e a Federação Francesa despertou o interesse da Federação Portuguesa e entendemos que é positivo e viável estender este tipo de cooperação com outras Federações para o benefício mútuo do tênis dos dois países", afirmou Westrupp.
A parceria prevê um termo de cooperação técnica entre as duas Federações e pretende abrir novas portas na Europa para os jovens tenistas do país. "A parceria engloba essencialmente uma cooperação técnica entre os dois países, na qual haverá a possibilidade de um intercâmbio técnico, como por exemplo, cursos de capacitação, seminários e semana de treinamentos integrados, seja no Brasil ou em Portugal. Ainda abrirá possibilidade de atendermos a jogadores, sobretudo juvenis e/ou transição, em torneios no Brasil, nos GA e G1 que a CBT organiza, e da mesma forma em Portugal", explicou Westrupp.
Outro benefício do acordo será a eventual troca de wildcards entre os torneios do Brasil e de Portugal, aproveitando o grande número de torneios de nível Future em solo português. "Entre alguns benefícios, podemos contemplar jogadores portugueses com wildcard em torneios no Brasil e jogadores brasileiros indicados pela CBT para wildcard em alguns torneios em Portugal. Portugal é hoje um dos países que mais realiza torneios Futures no mundo. Os nossos jogadores brasileiros estão constantemente jogando na Europa e contar com esta possibilidade será um grande benefício. Mas essa parceria vai muito além dessa troca de wildcards, é uma cooperação técnica entre as duas Federações", concluiu Westrupp.
No início de junho, a CBT ampliou a parceria com a Federação Francesa de Tênis e lançou um circuito nacional inédito de tênis amador, o Roland-Garros Amateur Series by Peugeot, que contará com quatro etapas, três ainda este ano e a última em março de 2019. A parceria com a FFT já vem desde 2015, quando as duas entidades firmaram um acordo para a realização do Rendez-vous à Roland-Garros (atual Roland Garros Junior Wild Card Competition by Longines), que dá a oportunidade aos tenistas juvenis do Brasil de disputarem uma seletiva valendo vaga na chave principal de Roland Garros Junior.
O presidente Rafael Westrupp viajou a Londres a convite da ITF para a reunião do Comitê do Tênis Profissional, do qual ele faz parte, para discutir a implementação do Transition Tour a partir de 2019, e dará uma palestra na Conferência Mundial da ITF sobre o modelo de gestão da CBT na semana que vem.