A grande final do ATP de Kitzbühel, na Áustria, já está definida e terá o alemão Philipp Kohlschreiber, 47º da ATP, em busca de seu oitavo título, o segundo no torneio austríaco, contra o português João Sousa.
Campeão da edição 2015 em Kitzbühel e vice em 2012, Kolhschreiber frustrou o italiano Fabio Fognini, 25º da ATP, que vinha de título em Gstaad, na Suíça, e vitória sobre Thomaz Bellucci no torneio austríaco. Na semifinal em Kitzbühel, o alemão precisou de 1h30 para fechar o placar em 7/5 6/3 tend disparado quatro aces contra três do italiano, que venceu 58% dos pontos jogados em seu primeiro serviço contra 80% de aproveitamento de Kohlschreiber.
Em um primeiro set duro, os dois tenistas foram confirmando seus games sem sustos, até trocarem quebras no sétimo e oitavo game. A partida seguiu muito parelha, até que o alemão, firme na devolução conquistou quebra crucial no décimo primeiro game e sacou para a parcial.
O jogo seguiu duro na segunda etapa, Fognini vacilou no terceiro game, foi quebrado, precisou salvar breakpoint no quinto game e não resistiu e voltou a ser quebrado no nono game.
Na grande final, Kohlschreiber busca o bicampeonato contra o português João Sousa,62º da ATP, a quem já enfrentou três vezes no circuito profissional e por quem foi derrotado em duas oportunidades.
Sousa, que chegou a ter cinco derrotas consecutivas na temporada, fará sua segunda final em nível ATP no ano. Vice em Auckland, o português busca seu primeiro título na temporada, o terceiro profissional.
Para chegar à final do torneio austríaco, Sousa superou a promessa local Sebastian Ofner, 157º da ATP, por 7/6 (4) 7/6 (4) após 1h58 de luta.