X

Rafael Nadal , o Rei da França

Domingo, 05 de junho 2005 às 14:26:06 AMT

Link Curto:

Nadal - Campeão RG
Rafael Nadal, de 19 anos, consolidou seu posto de melhor jogador de saibro no ano de 2005. Numa partida épica, ele derrotou o argentino Mariano Puerta por 3 sets a 1 parciais 6/7 (8/6) 6/1 6/3 7/5 em 3h24min e levantou a taça, vinda das mãos do ídolo francês Zinedine Zidane, no Aberto da França.

Nadal conquistou seu primeiro Roland Garros na primeira participação do torneio, tornando-se o segundo jogador a vencer na estréia, assim como Mats Wilander (SUE) em 1982.


Ele também se tornou o sexto espanhol a conquistar o torneio na era aberta (inicada em 1969). Os outros foram Andres Gimeno, Sergi Bruguera (2), Carlos Moya, Albert Costa e Juan Carlos Ferrero.

Nadal conquistou seu sexto título na temporada, marcou 200 pontos na Corrida dos Campeões e aparecerá com o mesmo número de pontos de Federer 665, mas em segundo lugar nos critérios de desempate. Segundo a ATP, Federer ganhou mais títulos em torneios obrigatórios.

No ranking de entradas ele somou 1000 pontos e pulará para 3600, ocupando a quarta colocação. Em premiação, recebeu mais de um milhão de dólares.

Puerta chegou a sua primeira final de Grand Slam, seu melhor resultado na carreira. O argentino viveu um drama na carreira. Ficou nove meses parado após ser flagrado em exames anti-doping. Também quase veio a falecer num acidente de elevador. Voltou ao circuito em 2004 e saiu dos 500 do mundo para agora ocupar um posto entre os 20 melhores.

Puerta recebeu mais de 500 mil dólares em premiação, 140 pontos no ranking da Corrida, onde deve aparecer entre os seis melhores e mais 700 pontos no ranking de entradas.

O jogo

A partida foi sensacional. Ambos fizeram um jogo muito bem disputado, com pontos longos e muito bem jogados.

O primeiro set começou com o espanhol quebrando o argentino de cara. Puerta sentiu uma contusão devido as longas partidas de cinco sets contra Cañas (quartas) e Davydenko (semi) e pediu presença do fisioterapeuta. No retorno, devolveu a quebra e levou o set para o tie-break. Muito agressivo desde o início, o argentino conquistou a vitória por 8/6.

O segundo set foi todo de Nadal. Puerta parecia desconcentrado e sem o mesmo ritmo da primeira parcial. Resultado: 6/1 para o jogador de Palma de Mallorca.

O "super-homem", assim apelidado, conquisotu uma quebra, o suficiente para vencer o terceiro set a virar o marcador.

O quarto set, o decisivo. Muito disputado até o 4/4. Puerta conquistou a quebra, marcou 5/4. Em seu serviço teve três chances de levar o prélio para o quinto set. Mas, do outro lado o "super-homem" devolveu tudo e não deixou.

O ponto decisivo, um troca de bolas na rede, Puerta tinha o set-point, se esticou todo no voleio, mas a bola ficou na fita. Nadal devolveu a quebra, voltou a quebrar o saque do argentino e venceu a partida em 7/5.
teninews.com.br
br.jooble.org