O russo Nikolay Davydenko conseguiu hoje chegar a uma semifinal de Grand Slam pela primeira vez na carreira. Diante do espanhol Tommy Robredo, ele venceu por 3 sets a 2, parciais de 3/6, 6/1, 6/2, 4/6 e 6/4. Seu próximo adversário será o argentino Mariano Puerta.
A partida começou com domínio do espanhol, que mostrava mais regularidade que seu oponente. Aproveitando-se de seu maior volume de jogo, Robredo conseguiu 1 quebra de vantagem e venceu a parcial por 6 a 3.
Os dois sets seguintes foram completamente diferentes. Mostrando mais confiança e jogando dentro da quadra, Davydenko conseguiu vencer facilmente por 6 a 1 e 6 a 2.
O quarto set começou com Robredo conseguindo a quebra e abrindo 2 a 0. Mostrando instabilidade emocional, o espanhol teve seu saque quebrado logo em seguida, e o set seguiu equilibrado até Davydenko conseguir nova quebra e abrir 4 a 3. Sentindo a pressão de fechar a partida, o russo teve seu saque quebrado 2 vezes seguidas e Robredo venceu por 6 a 4.
A partida foi para o quinto set e os dois jogadores demonstravam nervosismo. Davydenko conseguiu abrir uma quebra de vantagem, mas novamente Robredo recuperou-se. Porém, quando o espanhol sacava em 3 a 3, teve seu serviço derrubado novamente e o russo abriu vantagem e não deixou mais escapar.
Com a vitória, Nikolay Davydenko confirma a boa fase, já que ele foi quadrifinalista no Aberto da Austrália e vem de semifinal em Hamburgo e do título em Saint Poelten.
Seu adversário na semifinal será o argentino Mariano Puerta. No único confronto entre eles, Davydenko levou a melhor por 2 a 0, parciais de 7/5 e 6/3 no Masters Series de Hamburgo, este ano.
A outra semifinal será entre Roger Federer e Rafael Nadal. As partidas serão realizadas na sexta-feira e a finalíssima no domingo.