O suíço Stan Wawrinka (47º) endossou a reclamação do belga Zizou Bergs (181º) através de uma republicação no Instagram. Bergs reclamou na rede social que a mudança constante de bolas a cada torneio vem aumentando as lesões dos atletas.
Bergs é um exemplo destes casos, afinal teve um rompimento de ligamento do pulso esquerdo recentemente: “muitos jogadores estão sofrendo lesões nos pulsos, o que poderia ser evitado se não trocassem as bolas todas as semanas.”
Outro exemplo de lesão que pode ter sido originada na questão é Stefanos Tsitsipas (5º), que sofreu com dores no ombro este ano. Já Sebastian Korda (28º) também ficou fora de ação por três meses lesionado no pulso: “nunca tive problemas no pulso antes. Alguns forehands, eu não conseguia nem segurar a raquete.”
Daniil Medvedev (3º) também se pronunciou sobre o caso: “jogamos com as mesmas bolas no Aberto da Austrália e tive uma sensação terrível com elas. Machuquei meu pulso antes de jogar com Korda. Achei que era problema meu, mas conversei com outros jogadores e há mais lesões nos cotovelos, pulsos e ombros. Acho que as bolas são as responsáveis”.