Segue dando repercussão a partida entre Shuai Zhang e Amarissa Toth pela primeira rodada do WTA 250 de Budapeste, na Hungria. Tanto é que a WTA, a Associação das Tenistas Profissionais, comentou que irá investigar o incidente.
Zhang colocou uma bola dentro, a juíza deu fora, ela reclamou e a rival apagou a marca. Momentos depois a chinesa desistiu aos prantos e a húngara vibrou.
Após o incidente, a organização do torneio postou uma mensagem via Facebook em que qualquer responsabilidade pela decisão foi atribuída à juíza e não a Toth. Além disso, nessa mensagem os chineses foram acusados de manipular o vídeo que refletia o momento. Diante disso, a WTA tomou providências sobre o assunto e anunciou que investigará tanto os fatos quanto os comentários do torneio: "A WTA tem tolerância zero com o racismo em qualquer forma ou contexto. O lamentável incidente ocorrido ontem em o Grande Prêmio da Hungria e as postagens subsequentes estão sendo revisadas e serão abordadas”.
Statement from WTA
— wta (@WTA) July 19, 2023
-
The WTA has zero tolerance for racism in any form or context. The unfortunate incident that took place yesterday at the Hungarian Grand Prix and subsequent posts are being reviewed and will be addressed.