X

Gasquet lança biografia com prefácio de Nadal

Quarta, 18 de maio 2022 às 09:24:55 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

Seguindo passos de outros compatriotas, o francês Richard Gasquet, ex-top 7 e atual 75º, está lançando nesta semana sua biografia: "À Revers et Contre Tout" - Contra Todas as Possibilidades, em tradução literal.



O título faz uma alusão ao golpe que fez de Gasquet famoso no circuito de tênis ainda no juvenil, o backhand ou revers em francês, e também as dificuldades de sua trajetória, em especial no circuito profissional, do qual chegou a ser afastado por doping em teste positivo para cocaína, e também por 'não atender' as expectativas em seu país natal que esperava que um dia fosse número 1 do mundo.

"É minha arma secreta, minha marca registrada, a assinatura do artista: um backhand (ou revés/esquerda) clássico, de uma mão, como um perfume de romantismo concedido ao longo de uma jornada, às vezes sinuosa, e atormentada. "My backhand" (meu backhand) insistem meus amigos ingleses que, em Wimbledon, sempre me deram uma recepção especial por causa desse golpe, que domino desde a infância. É graças a ele que eu fiz me lugar ao sol. Graças a ele eu ganhei uma reputação. Essa observação pode ser exagerada, pode ser redutiva, mas também corresponde à verdade estrita", afirma Gasquet na sinopse do livro.

Quem escreveu o prefácio do livro foi um rival e amigo antigo no circuito, o espanhol Rafael Nadal, a quem venceu muitas vezes no juvenil, incluindo seu primeiro encontro aos 12 anos de idade, mas que no circuito profissional registrou uma freguesia de 17 derrotas e nenhuma vitória.

Em 2021, nas vésperas de enfrentar Gasquet pela 17ª vez no circuito, Nadal recordou aquela primeira partida: "O primeiro jogo que jogamos em Tarbes (França) quando eu tinha doze ou treze anos é o mais especial. Era a primeira vez que nos enfrentávamos, todo mundo falava muito do Gasquet na época dele, porque quando ele era jovem e era o melhor, e eu também me destacava, mas não tinha jogado tanto fora (da Espanha), e acho que foi uma partida emocionante mesmo embora eu tenha perdido em um 6/4 no terceiro set.”

A biografia de Gasquet está sendo lançada hoje na França ao custo de 20,00 €, cerca de R$ 104,00. Não há previsão de lançamento do mesmo em outros idiomas.

Conheça a biografia.

banner
banner