A jovem promessa espanhola, o madrilenho Rafael Jodar, 169º do ranking da ATP, tomou uma decisão de última hora, no último dia de 2025 e seguirá os passos do brasileiro João Fonseca ao desistir de jogar o circuito universitário e se arriscar no profissional.
Jodar, de 19 anos, tal como o brasileiro, conquistou uma vaga para cursar a universidade e disputar o circuito universitário norte-americano, NCAA, pela Universidade da Virgínia (UVA), mas de acordo com seu comunicado, “após conversas com a família e seus treinadores” o espanhol firmou sua decisão pelo profissional.
“Meu tempo na universidade teve papel enorme no meu crescimento, tanto como jogador quanto como pessoa, e agora me sinto preparado para dar este novo passo e abraçar um novo desafio em minha vida”, define Jodar que entrou no circuito universitário no meio deste ano.
Em seu comunicado, Rafa Jodar ainda agradeceu a equipe técnica do time da UVA, seus colegas de time e todas as pessoas que o apoiam.
Com a decisão de não estar na universidade e encarar o circuito profissional por inteiro,Jodar viaja ainda hoje para a Austrália, onde iniciará sua temporada. O tenista deve jogar Challengers na região e tentar o qualificatório para o primeiro Grand Slam da temporada, o Australian Open, informa a mídia espanhola.
Jodar esteve entre os 10 melhores tenistas abaixo dos 21 anos em 2025 e com as desistências de Jakub Mensik e Fonseca pode disputar o NextGen Finals de Jeddah, na Arábia Saudita, onde venceu duas partidas na fase de grupos e não avançou às semis.









