Terminou, neste sábado, a disputa da 39ª edição da Copa Yone Borba Dias, torneio mais tradicional do circuito ITF Masters, realizado em Porto Alegre, com alta pontuação oferecendo 700 ao campeão.
O torneio finalizou com dois títulos para campineiros. João Soares, que venceu nos 70 anos na última quinta-feira, permaneceu para acompanhar o seu ex-pupilo, que foi profissional, Henrique Mello, o Mindu. O campineiro faturou pela primeira vez o título da Copa Yone Borba Dias. Irmão de Ricardo Mello, que foi top 50 da ATP, superou o gaúcho Mário Ventre por 6/2 6/3 em final realizada na quadra coberta por conta da chuva. Ele disputou o quinto torneio do circuito mundial onde começou a jogar no ano passado e fatura o quinto troféu.
“Foi uma emoção, o torneio começou fora, nas quadras abertas com a semi e final na quadra coberta. Foi um belo torneio, bons jogos e a final contra o Nico foi um duelo duro, fiz um plano de jogo bem legal, foram cinco match-points, tenso, mas graças a Deus consegui vencer”, celebrou o atleta que comemorou sua invencibilidade: “Está sendo bem legal, voltei a fazer preparação física, treinar de novo, essa emoção de competição, qualidade de vida é muito gostosa, coisa muito boa pros meus filhos me verem competindo . É prazeoroso”. Agora o foco é disputar torneios fora do Brasil e ir em busca do Mundial em 2026: “Com certeza, agora que estou ganhando meu objetivo começa a ficar um pouquinho mais alto , com certeza quero buscar uma posição melhor no ranking e quem sabe o Mundial”.
Mindu, como é chamado que também foi profissional no tênis no ranking da ATP, foi acompanhado na semana pelo ex-técnico João Soares, de 74 anos. Soares ganhou de lendas como Stefan Edberg, Mats Wilander, Stan Smith na época de profissional: “Foi bem legal, a semana inteira ficamos juntos, ele torceu por mim e eu torci por ele nos jogos dele. Ele me passou algumas dicas durante meus jogos”.
HALL DOS CAMPEÕES DE SIMPLES:
30 anos – Masculino – João Leme (BRA) / Feminino – Fernanda Oliveira (BRA)
35 anos – Masculino – Dario Acosta (URU)
40 anos – Masculino – Henrique Mello (BRA) / Feminino – Mariana Pettersen (BRA)
45 anos – Masculino – André Cury (BRA) / Feminino – Laura Prochnow (BRA)
50 anos – Masculino – Matias Epifanio (BRA) / Feminino – Renata Gomes (BRA)
55 anos – Masculino – Marcelo Maciel (BRA) / Feminino – Silvia Mazzeo (ARG)
60 anos – Masculino – Ricardo Tomb (BRA) / Feminino – Roberta Oliveira (BRA)
65 anos – Masculino – Ricardo Rizk (BRA) / Feminino – Michelle Hill (AUS)
70 anos – Masculino – João Soares (BRA) / Feminino – Sylvie Gresy (FRA)
75 anos – Masculino – Dennis Marcondes (BRA) / Feminino – Althea Abiko (BRA)
80 anos – Masculino – Hayrton Ferreira (BRA)
A competição contou com mais de 200 atletas de dez países. Além do Brasil e do Uruguai, o evento tem atletas da Argentina, Chile, Colômbia, França, Itália, Jordânia, Austrália e Coreia do Sul.
A 39ª edição da Copa Yone Borba Dias é uma realização da Pró-Tênis Promoções Esportivas e tem a chancela da Federação Internacional de Tênis, da Confederação Brasileira de Tênis e Federação Gaúcha de Tênis. O torneio conta com o co-patrocínio da Cyrela além dos apoios da Unicred, TX4 Capital, Stella Artois e Água Crystal. O Hotel Oficial é o Hotel Master Cosmopolitan.









