A norte-americana Coco Gauff, vice-líder da WTA, está na oitavas de final do WTA 1000 de Montreal, no Canadá, após aplicar uma difícil virada diante da russa Veronika Kudermetova, 42ª. E busca repetir suas melhores campanhas no Canadá.
Leia mais
Fora de Kudermetova em Rune vira tema de transmissão em Montreal
Jogando com apoio da torcida, Gauff teve um início de partida muito sólido, mas acabou surpreendida pelo jogo aguerrido da russa. Em quadra, a americana precisou de 2h35 para fechar o placar em 4/6 7/5 6/2 tendo disparado cinco aces a quatro e cometido 14 duplas-faltas contra uma da russa, que durante a partida teve um pouco mais de dificuldade de encaixar o primeiro serviço que Gauff.
A americana abriu a partida com 3/0 no placar, trabalhando bem com devoluções de backhand para chegar à quebra no 2º game, mas não conseguiu manter-se com consistência em trocas mais longas e a partir do 6º game viu um domínio de Kudermetova que com quebras nos 7º e 9º games, em que a americana teve dificuldades com saque, fechou a primeira parcial.
A russa manteve-se embalada, abriu a segunda etapa quebrando o saque de Gauff após duas duplas-faltas, mas viu a americana devolver a quebra no 6º game. com tudo igual no placar, as tenistas foram confirmando com certa solidez, até que Gauff arriscou devoluções e pressionou para quebrar no 12º game, empatar o duelo e levá-lo ao set decisivo.
Ali, Gauff entrou embalada, fez 3/0 com tranquilidade e quebra na 2ª etapa e foi administrando até encaixar boas devoluções e quebrar o saque de Kudermetova para fechar a partida.
Quadifialista no Canadá em três oportunidades, duas delas em Montreal (2021 e 2023), Gauff busca avançar às quartas de final e aguarda pela vencedora do duelo entre a local Victoia Mboko e a tcheca Marie Bouzkova.
A vitória de Gauff sobre Kudermetova foi a 33ª da tenista na temporada. Ela é a tenista que menos venceu partidas na temporada entre as cinco melhores do mundo.