O ex-número 1 do mundo e dono de quatro títulos do Grand Slam, Jim Courier, é o entrevistado do último episódio do podcast Tennis Insider Club, criado pela ex-top 10 Caroline Garcia. Courier falou sobre o quanto Carlos Alcaraz é único no esporte.
No episódio, o americano falou de sua trajetória nas quadras entrando no circuito profissional ao lado de Pete Sampras, de sua particular rivalidade com o também compatriota Andre Agassi, de suas vitórias em Slams, sua vida dedicada ao esporte mesmo com aposentadoria antes dos 30 anos e deu suas visões sobre aspectos do tênis.
Garcia pergunta a Courier sobre as diferenças do tênis enquanto esporte hoje, em comparação com o anterior, e cita o duo Jannik Sinner e Carlos Alcaraz, em comparação com a geração liderada por Roger Federer, o chamado Big 4.
“O tenisticamente envolve muitas coisas. Você estava no meio dessa evolução [enquanto atleta recém-aposentada]. Os atletas são mais altos, só que mais rápidos, não?”, inicia ele citando a tcheca Martina Navratilova, dona de 18 títulos do Grand Slam: “Na época dela, uma das maiores do nosso esporte, ela era considerada grande, ela é muito menor que você”, comparou Courier vendo Garcia concordar com ele.
“Os atletas estão mais altos e rápidos e isso faz o esporte mais rápido”, seguiu o norte-americano apontando também para a evolução dos equipamentos para se jogar tênis como calçados, bolas e raquetes. “Mesmo que você seja pequeno, hoje todo mundo tem força. Hoje, o atletismo dos tenistas é muito melhor do que quando eu entrei no circuito”, define Courier apontando que já no fim de sua carreira, ainda nos anos 1990 o jogo estava se tornando mais rápido, havia grandes que em média sacavam a 209 km/h quando muito rápidos, sendo que hoje a média alcança 240 km/h.
Courier também destaca o aumento do apoio que os atletas recebem de uma série de diferentes profissionais que cuidam destes aspectos.
“O tênis é maravilhoso, de pensar que o masculino viveu uma geração incrível com Roger (Federer), Rafa (Nadal), Novak (Djokovic) e Andy (Murray) [O Big 4] e agora tem Sinner e Alcaraz”, completou ele após perguntar à francesa se ela havia notado mudanças no circuito enquanto jogava, tendo passado da geração de Serena (Williams), Iga (Swiatek) e Aryna (Sabalenka).
“No último um ano e meio eles venceram todos os Grand Slam, eles podem jogar em qualquer superfície. Eles são jovens, se movimentam bem. Eu acho que o circuito ficará muito competitivo com esses caras, ao menos parece isso. Porque eles observavam e copiavam esses outros caras [Big 4]. Jannik se parece com Novak, não?”, seguiu.
“Carlos não se parece com ninguém, ele é um cara que fez a própria coisa [tênis – no sentido de único]”, diz o ex-número e Garcia completa: “Ele é uma mistura de todo mundo. Ele pegou o melhor de cada um e ‘pronto'”; e Courier define: “Ele é uma boa mistura”.
Courier segue elogiando o circuito, apontando que o esporte é mais saudável em todos os ambientes que antigamente, que a estrutura dos torneios é maior e melhor.









