Depois da euforia com a vitória na estreia e o início dos cálculos de subida no ranking, a derrota na madrugada desta sexta-feira trará consequências para João Fonseca no ranking mundial da Associação dos Tenistas Profissionais.
-> Clique Aqui e ENTRE em nosso canal do Whatsapp!
Após a queda de cinco posições com a derrota na estreia de Buenos Aires, na Argentina, o brasileiro tinha a projeção de subida com a chave aberta do Rio Open sem nenhum top 50 pelo caminho e perderá essa chance.
No momento, com as oitavas de final ele vai somando 50 pontos aos 1240 e indo ao 37º lugar, podendo ficar estagnado caso Tomas Etcheverry, Matteo Berrettini e outros melhorem suas campanhas no Rio Open ou demais torneios na semana.
Como não jogará em Santiago, no Chile, semana que vem e estará em exibição em Las Vegas, João perde a chance de subir e ser cabeça de chave de Indian Wells. Ele precisará, no momento, de cinco desistências entre os 32 primeiros para que isso aconteça, algo difícil.
Ser cabeça no evento o coloca em condições de evitar outro favorito logo na segunda rodada e lhe deixa de bye na primeira fase. Sendo cabeça, Fonseca só cruzaria com um pré-classificado em eventual terceira fase. Com o ranking que terá, poderia ter um Carlos Alcaraz, Novak Djokovic, Jannik Sinner ou outro grande nome na segunda rodada.
Ele defende segunda rodada na Califórnia e a seguir 175 pontos do título do Challenger de Phoenix, nos Estados Unidos, que conquistou na temporada 2025, em meados de março.








