X

Nadal sofre por 4h, bate Shapovalov e retorna à semi do Australian Open

Terça, 25 de janeiro 2022 às 04:38:49 AMT

Link Curto:

Tênis Profissional

Rafael Nadal, número cinco do mundo, está de volta à semifinal do Australian Open após três anos. O espanhol sofreu com problemas físicos, foi levado ao quinto set, mas venceu batalha contra o canadense Denis Shapovalov, 14º colocado.



Leia Mais:

Nadal comemora vitória incrível e relata problemas estomacais

Shapovalov treta com árbitro brasileiro: 'Vocês são todos corruptos'

O natural de Manacor marcou 3 sets a 2 com parciais de 6/3 6/4 4/6 3/6 6/3 após 4h08min de duração.

Esta será a sétima vez que Rafa disputará uma semifinal em Melbourne e ele só perdeu uma vez nesta fase, em 2008 para o francês Jo-Wilfried Tsonga. Em 2009 ele foi o campeão, em 2019, 2017, 2014 e 2012 foi derrotado na final.
Nadal alcança a vitória número 74 em 89 partidas no torneio, 296 em 337 jogos de Grand Slam, na carreira são 1.036.
Ele vai tentar vaga em sua sexta final no único Slam onde tem apenas um caneco diante do italiano Mateo Berrettini, sétimo colocado, ou do francês Gael Monfils, 20º. Contra o francês são 14 vitórias em 16 jogos e diante de Berrettini foi apenas uma partida na semi do US Open de 2019 com triunfo em sets diretos de Rafa que segue caçando seu 21º título Grand Slam para ser o maior vencedor de todos os tempos.

Esta será a 36ª semi de Slam na carreira do espanhol de 35 anos.
O jogo
Nadal começou a partida firme nos games de saque, com bolas mais profundas e contou com um game cheio de erros de Shapovalov para ter uma quebra e fechar por 6/3 sem dificuldades.No intervalo uma confusão. Shapovalov questionou a demora de Nadal no vestiário e a falta de punição do árbitro brasileiro Carlos Bernardes e mandou a frase "vocês todos são corruptos". Ele ficou sem punição, voltou a reclamar com Bernardes e ser questionado até por Nadal. No set , o canadense pressionou mais os games de Nadal que teve problemas, mas confirmou. Rafa conquistou uma quebra com lance de sorte após bola na fita que caiu bem para ele pressionar e matar no smash. Nadal fechou por 6/4 após alguns games longos. No terceiro set o canadense entrou de vez no jogo, teve chances de quebra no sexto game, não aproveitou, mas conseguiu a quebra indo para cima e contando com dupla-falta do espanhol. Ele fechou por 6/4 e colocou fogo no jogo.Nadal foi quebrado no quarto game do quarto set e pediu a presença do médico, apontou para a barriga e tomou um remédio. Rafa sacava e voleava e visivelmente sentia algo. Seguiu lutando, teve um 15/40 no 5 a 3 abaixo, mas tomou três grandes saques e Shapovalov fechou e vibrou com 6/3 levando ao quinto.

Shapovalov começou errático o quinto set, acabou quebrado, teve chances de voltar no terceiro game, mas Rafa segurou seu serviço, abriu 3 a 0 e foi mantendo o saque até concluir a partida na raça por 6/3.

Este foi o quinto jogo entre os dois e Nadal soma sua quarta vitória.

banner
banner